Cuiabá | MT 20/04/2024
Interior de MT
Sexta, 21 de janeiro de 2011, 16h59

Prefeito Moacir Giacomelli faz balanço de seu governo em Vera


O prefeito de Vera Moacir Giacomelli (PR) fez um balanço dos dois anos do seu governo à frente do Município. Durante entrevista, o chefe do Executivo destacou as prioridades estabelecidas nos primeiros anos de mandato, e ainda ressaltou o compromisso de responsabilidade com o dinheiro público.

Veja a entrevista na íntegra:
Qual o balanço que o senhor faz dos primeiros dois anos de administração?
Prefeito Moacir Giacomelli – Entendo que o resultado do nosso trabalho nestes 2 anos é totalmente positivo. Passamos por um período de adaptação e depois enfrentamos as dificuldades financeiras, que é comum em todos os municípios. Mas, com a transparência com que tratamos todas as dificuldades foi sem dúvida a oportunidade de juntos encontramos o melhor caminho, pensando sempre no bem estar da nossa população. Mesmo assim encerramos com saldo extremamente positivo.

O que teve de melhor e de pior na sua administração?
Prefeito Moacir Giacomelli - Não vou transferir culpa para ninguém, mas acho que talvez o meu desempenho pessoal assuste. Eu digo isso por conta, do meu ritmo acerelado, e do meu perfeccionismo, seguida da minha velocidade de querer resolver os problemas. Às vezes a gente exige demais das pessoas que elas tenham o mesmo ritmo e isso as vezes atrapalha.

– Como é governar uma cidade por dois anos, fazer a coisa acontecer, com orçamento limitado como é o de Vera?
Prefeito Moacir Giacomelli – Eu não posso simplesmente ficar parado diante das dificuldades que são inerentes a uma administração pública. Eu tinha conhecimento de todos esses problemas, mas eu fui buscar alternativas, soluções. Nenhum outro prefeito trouxe tantos recursos para a cidade como nos nesses primeiros dois anos de administração. O que nós precisamos é pelo menos ter o recurso para dar como contrapartida a esses investimentos do governo Estadual e Federal trazidos para o Município. A cidade hoje tem a certeza que tem um prefeito que se preocupa com o progresso. Nem sempre sou portador de notícias positivas. Eu sou administrador, as vezes tenho que tomar medidas duras.
Estou presente nos momentos difíceis e nos bons momentos. Nesses dois anos preparamos o alicerce para que vivamos uma nova realidade e Vera vai se transformar num verdadeiro canteiro de obras.

– Muitos poderiam imaginar que, o prefeito fosse apenas ficar em seu gabinete assinando e despachando documentos, mas na sua gestão, o que se vê é exatamente o contrário, o senhor tem tomado muitas decisões com efeito direto e imediato na vida do cidadão Verense?
Prefeito Moacir Giacomelli – É tanto que a minha primeira ação foi sentar junto ao meu quadro de secretários e dar autonomia em suas secretarias. Acredito que um gestor não comanda sozinho um Município, é junto que conseguimos buscar os resultados positivos. Eu busquei incansavelmente recursos de emendas parlamentares , não fui um prefeito partidário, bati na porta de todos. Os resultados começaram a chegar; hoje à população pode sair e ver as obras acontecendo. O Município precisa de muito ainda, isso é somente o começo.

-Senhor imaginava algum dia ser prefeito de Vera?
Prefeito Moacir Giacomelli – A gente tem que estar preparado pra tudo nessa vida, mas, sinceramente, tinha uma vontade imensa de estar ocupando esta cadeira de prefeito. Sempre fui um empresário empreendedor, e praticamente todos os meus investimentos estão aqui. Esta é umas das razões que quero transformar este Município, eu acredito nesta cidade que tem um povo forte, trabalhador e muito honrado.

-Sabemos que Educação eleva nossa população, qual sua opinião, sobre os salários dos professores da rede municipal ?
Prefeito Moacir Giacomelli – Temos consciência que existe uma lei estadual que dá aos professores um piso salarial de R$ 1.024 (mil), e o Executivo já tem um projeto de lei em andamento para atender esta exigência que é efetuar o pagamento do piso mínimo do magistério aos profissionais da categoria. Em 2009 realizei um repasse de 15% aos profissionais e a devida adequação e valorização deve estar em prática em breve. Quero, inclusive aproveitar a oportunidade para parabenizá-los pela dedicação e profissionalismo que todos têm dispensado a educação do Município.

-Como foi possível viabilizar tantos empreendimentos em dois anos de mandato, como o Centro Comunitário de Eventos, que será um cartão portal devido à belíssima obra arquitetônica?
Prefeito Moacir Giacomelli – Podemos agradecer e muito pelas inúmeras obras que estão em andamento, e volto a reafirmar que tudo isso foi resultado de muitas idas e vindas de Cuiabá e Brasília. Nunca a cidade recebeu tantos investimentos em tão pouco tempo. É preciso dizer também que os convênios são viabilizados porque o Município dispõe dos recursos para a contrapartida e mantém em dia toda a sua documentação, além de ter suas contas regularmente aprovadas pelos órgãos fiscalizadores. Enfim, quero ser lembrado pela população como o prefeito das obras e indústrias, e ainda há tempo para buscarmos mais e mais.

Na sua avaliação, houveram conquistas nas ações sociais do Município?
Prefeito Moacir Giacomelli Vejo que as conquistas também envolveram e muito a nossa questão social, os eventos organizados pela minha equipe ganharam muito destaque, eu não podia deixar de mencionar a realização da 5º edição da Expovera que foi sem dúvida um sucesso excepcional, além deste, houveram outros como as datas comemorativas do Município. Conseguimos concretizar a Casa Lar, projetos que elevam nossa terceira idade a passeios a região do Mato Grosso, O Programa Bolsa Família vem diminuindo o número de beneficiados isso demonstra que estas famílias aumentaram sua renda per capita. Inúmeros cursos profissionalizantes tornaram capacitados nossa população, instalação da Defensoria Pública com a participação da população, serviço totalmente gratuito a disposição do Município, disponibilizamos servidores aos poderes de polícias Civil, Militar, Cadeia Pública e Conselho Tutelar com carros, infraestrutura de informatização. Implantamos o Bolsa alimentação aos integrantes da Banda Municipal hoje composta por 20 integrantes de 12 a 17 anos. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), atendem cerca de 250 alunos de 6 a 14 anos, com os programas de recreação, vôlei, futebol, basquete, apoio pedagógico, artesanato e danças.

- Vera tem 24 anos de emancipação política, com cerca de 10 mil habitantes. Que o senhor como gestor ainda pode contribuir?
Prefeito Moacir Giacomelli - Nossa maior vontade é restaurar a esperança do povo verense, quero que todos tenham orgulho de morar aqui. Reestruturar todas as áreas que existem carências, o desenvolvimento e o progresso é o que mais desejo a todos os munícipes. Não penso em administrar somente para os eleitores que me colocaram aqui nesta cadeira, estou administrando a todos sem exceção, não sou partidário e defendo a união a força da liderança política para transformar a realidade de cada munícipe e tenho certeza que nunca na história do município, vieram tantas melhorias, sei que os méritos não foram somente meus e sim da equipe que formei com o apoio incondicional da Câmara de Vereadores. Ainda temos mais 2 anos de governo, e a população pode acreditar que continuaremos trabalhando para tornar Vera cada vez melhor.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114