Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sexta, 18 de fevereiro de 2011, 13h17
Polemica

Prefeitura de Juara atende solicitação do SINTEP e escola agrícola acaba sendo fechada


A escola Municipal Agrícola Artur Pinote não conseguiu atingir o numero mínimo de alunos exigido por série para abertura de nenhuma de suas salas, com isso a unidade escolar não funcionará no ano letivo de 2011. O impasse se iniciou quando os pais foram aconselhados pela Secretária Municipal de Educação e sua equipe, a matricularem seus filhos em unidades escolares mais próximas de sua residência, pois para este ano não haveria transporte escolar.

Os pais ao efetuarem as matriculas dos filhos, deram preferencia inicialmente as escolas de seu bairro ou mais próxima de sua casa, a maioria solicitou transferência da escola agrícola, pois era inviável o filho caminhar até lá.

O transporte escolar urbano foi suspenso em 2011 por inciativa do SINTEP, que exigiu que o executivo fizesse alguns cortes em investimentos do recurso do FUNDEB, para tentar praticar salários mais altos aos profissionais da educação da rede municipal de ensino.

Após a greve dos servidores da educação municipal de Juara em 2010, ficou acordado entre a classe e a Prefeitura, que o Sintep faria parte de uma comissão que analisaria os gastos da secretaria da educação de Juara para verificar se a Prefeitura tinha ou não condições de dar aumento aos profissionais e essa comissão encerrou esse trabalho no dia 20 de Outubro.

Na ocasião a Presidente Maria Paskoski, concluiu que o transporte escolar urbano era um investimento desnecessário e que onerava os recursos que poderiam ser investidos em pagamentos de salário, segundo ela a economia feita com essa mudança seria um montante referente a R$ 30.000,00 mensais.

O diretor da escola, professor Luiz Eduardo, explicou ao Acesse Noticias que a escola agrícola se orgulha de ter iniciado o processo de formação de muitos profissionais que após ter concluído o ensino ali oferecido, seguiram para outras instituições de ensino do estado onde concluíram suas graduações e hoje atuam em diversos municípios.

Segundo a Secretária de Educação, Livrada Fernandes, como não haveria o transporte escolar, os pais foram instruídos a procurar vagas para os filhos nas escolas mais próximas, sobraram para a escola agrícola praticamente os alunos que veem do interior, mas a soma total por série não atingiu o numero exigido pelo MEC, a grande maioria das salas somou apenas 12 alunos.

Esses alunos deverão ser remanejados para outras unidades escolares, pois não podem ficar fora da sala de aula, quanto aos profissionais da educação lotados na escola agrícola Artur Pinote ainda não definido exatamente como serão enquadrados nas equipes das demais escolas.

Fonte:Radio Tucunare




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114