Cuiabá | MT 25/04/2024
Interior de MT
Sexta, 18 de fevereiro de 2011, 18h27

Sinfra- VG apresenta balanço das ações realizadas em 2010


O prefeito em exercício e secretário licenciado da Secretaria de Infraestrutura de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves, apresentou na noite de ontem,  um balanço das ações desenvolvidas pela Sinfra no período de março a dezembro de 2010, o evento contou com a presença de secretários que compõem a administração municipal e presidentes de bairros. “Essa é uma prestação de contas, todos devem saber o que foi ou não feito na região onde mora, é uma forma de divulgar as ações da secretaria”, destaca Sebastião.

Umas das principais ações do prefeito a frente da Sinfra foi a divisão do município em quatro pólos regionais, Esta nova estruturação trouxe a gestão maior dinamismo e descentralização dos trabalhos, trazendo eficiência e bons resultados ao município.

As regionais foram divididas em: grande Cristo Rei, grande Glória, grande Marajoara e Centro. Cada uma delas possui um gerente de trabalho responsável pelas atividades de limpeza de canteiros e boca de lobo, operação tapa-buraco, cascalhamento, aterro e iluminação pública

TAPA BURACO - Segundo o relatório foram realizadas mais de 250 ações em avenidas e ruas de VG da Operação Tapa Buraco. “Essas ações contam com o apoio do governo do estado que entrega diariamente 68 toneladas de massa asfáltica. As ruas mais danificadas recebem uma manta asfáltica ao invés do simples tapa-buraco. Mais do que tampar os buracos, a Sinfra-VG vem trabalhando na prevenção, no empenho de desobstruir as sarjetas nas ruas e avenidas”, destaca.
Foram realizados 200 quilômetros de patrolamento e cascalhamento nos bairros. Incluindo também abertura de ruas obstruídas pelo mato ou lixo.

LIMPEZA DE CÓRREGOS – A ação foi intensificada em 2010. Foram totalizados mais de 30 mil metros de córregos limpos.

RASPA ASFÁTICA - Cedida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a raspa é a sobra do composto de recapeamento asfáltico. Em apenas 4 meses foram utilizados 800 toneladas de raspa em frente a escolas, creches, policlínicas e entrada de cemitérios. Este material reduz a poeira e melhora a trafegabilidade em ruas sem pavimentação asfáltica.

PONTES – Foram reformadas quatro pontes de madeira que ligam vários bairros da cidade. As obras foram concluídas em menos de 30 dias. Uma quinta ponte e uma passarela deverão ser entregues à população em breve. Uma das pontes une os bairros Vitória Régia e Santa Maria. A outra está localizada no final da Rua Iara no bairro Sol Nascente. A terceira une o Jardim Icaraí ao Portal da Amazônia. A última, entre os bairros Pirineu e Costa Verde.

Segundo técnicos da Sinfra/VG, a ponte do Pirineu estava desmontada e teve que ser reconstruída. Com isso, já é possível um fluxo de pedestres, veículos e bicicletas. As próximas pontes a serem construídas ligam os bairros Monte Castelo a Vila Operária e aos bairros Costa Verde e Aeroporto. A comunidade Santana no Engordador, também será beneficiada.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Os 12 mil moradores da região do bairro São Mateus foram contemplados com a iluminação da avenida principal. A obra de 600 metros de comprimento, orçada em R$ 79.000,00 oriundos de recursos próprios e concluída em uma semana. A avenida recebeu um trabalho diferenciado no canteiro central, os postes têm os tamanhos reduzidos com dois braços de luminárias. A via iluminada era uma necessidade para os moradores, pois o acesso utilizado atende os bairros Parque Sábia, Eldorado e Formigueiro

A Sinfra-VG já fez a manutenção de 5 mil lâmpadas da cidade e instalou 100 novas luminárias.

AÇÕES DE LIMPEZA - Foram realizados a 430 ações de limpeza, entre ruas, bairros, terrenos baldios, poda de árvores e varrição. Em parceria com o governo do estado, a Sinfra-VG, recebeu o apoio de 10 caminhões e 3 pás-carregadeiras para auxiliar no combate a dengue no município, esta ação retira diariamente de 800 m3 de área, todo lixo e objetos causadores da proliferação do mosquito da dengue.

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO - A Sinfra buscou junto ao governo federal e em parceria com a Secretaria municipal de educação a implantação do projeto Brasil Alfabetizado, que levará aos servidores da limpeza pública – garis, o tão sonhado direito de ler e escrever, já que muitos ainda são analfabetos. O projeto atenderá cerca de 150 garis inicialmente.

OBRAS EM EXECUÇÃO – O prefeito fez questão de apresentar as obras que estão em andamento no município. Profissionais da Sinfra trabalham na construção de 1.500 casas populares, 7 salas de aula, 3 salas multifuncionais, 10 salas de informática e 3 pisos de quadra poliesportiva.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114