Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quarta, 23 de fevereiro de 2011, 13h13

IFMT Campus Cáceres amplia em 20% número de alunos atendidos


Com educação tecnológica integrada a diversos níveis de ensino, da educação básica a pós-graduação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT / Campus Cáceres, ampliou em 20 % no primeiro semestre deste ano o número de alunos atendidos em relação a 2010. Ao todo são 1.430 alunos em 17 cursos.

No ensino superior, o campus abriu uma nova turma em tecnólogo em biocombustíveis no período noturno. O curso teve início no ano passado e é uma iniciativa pioneira em Mato Grosso e na rede federal de educação tecnológica para formação no setor. Os alunos veteranos do curso permanecem estudando no horário da manhã. A instituição oferece também o curso de bacharelado em Engenharia Florestal em período integral (diurno).

Em Poconé, no Núcleo Avançado do Pantanal, o IFMT/Campus Cáceres iniciou na semana passada o curso técnico de formação inicial e continuada, integrada ao ensino fundamental, para pescadores artesanais de água doce- Proeja FIC. O curso atende trabalhadores da pesca inscritos na Rede Certific, programa desenvolvido pelo governo federal para reconhecimento e certificação de saberes profissionais adquiridos ao longo da vida.

Em nível pós-médio, a instituição desenvolve os cursos subsequentes para formação de técnicos em Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Florestas, Rede de Computadores, e em Zootecnia. Um dos destaques da formação é a grande aceitação no mercado de trabalho. “As empresas ligadas a esses setores contratam a maioria dos profissionais formados na nossa instituição logo após o estágio desenvolvido durante os cursos. O contato das empresas geralmente é feito ainda na escola com oferta de muitas vagas de trabalho”, destaca o diretor do Campus, Olegário Baldo.

Segundo o diretor, mais de 90 % dos alunos da instituição formados nos cursos técnicos subsequentes no ano passado foram selecionados para o mercado do trabalho. A procura das empresas é maior ainda em áreas como agricultura, agroindústria e agropecuária.

Na categoria de cursos técnicos integrados ao ensino médio, a unidade oferta os cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Agropecuária em período integral (diurno) e também os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Proeja, em Agroindústria, Aquicultura.

Na modalidade Proeja Fic para Formação Inicial e Continuada, integrada ao ensino fundamental, o campus desenvolve o curso de Aproveitamento e Industrialização de Pescados Regionais, voltado para 150 trabalhadores da pesca de Cáceres, e o Curso de Processamento de Produtos de Origem Animal que atende 90 pequenos produtores rurais do distrito de Vila Aparecida.

O campus oferece também as pós-graduações em Proeja em Cáceres e em Educação do Campo: Saberes Pantaneiros e Socioeconomia Solidária” no Núcleo Avançado do Pantanal em Poconé.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114