Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sexta, 25 de fevereiro de 2011, 17h59
Vila Rica

PM expande atendimento com inauguração do Comando Regional 10


Foto: Assessoria/Sesp-MT

Vila Rica, MT - A Segurança Pública de Mato Grosso deu um importante passo nesta sexta-feira (25.02) com a inauguração da sede do Comando Regional 10 em Vila Rica (1.258 Km a Nordeste de Cuiabá), expandindo e melhorando a atuação da Polícia Militar no município e região. Até então, a Polícia Militar de Vila Rica estava subordinada ao Comando Regional 5, de Barra do Garças. Agora, está sob o comando do CR 10, treze municípios e um distrito da região do Vale do Araguaia.

O Comando Regional 10 foi criado pelo Governo do Estado por meio da Lei Complementar nº 386, de Organização Básica da Polícia Militar de Mato Grosso, de 05 de março de 2010, e o decreto estadual nº 2.454, de 22 de março de 2010. São subordinadas ao CR 10 as seguintes unidades policiais: 23º BPM de Vila Rica; 1º Companhia da PM de Vila Rica; 2º Companhia da PM de Confresa; 3ª Companhia da PM de São Félix do Araguaia; 1º Pelotão da PM de Porto Alegre do Norte e mais 10 Núcleos da Polícia Militar.

Para o comandante do CR 10, tenente-coronel PM Newton Luis Vasconscelos de Brito Júnior, a Polícia Militar vem buscando a excelência no atendimento público. "Nos 13 municípios e um distrito que são subordinados ao Comando Regional 10, ocorre situações das mais variadas. Temos regiões plenamente desenvolvidas e outras carentes, e cabe à polícia respeitar os costumes e o modo de vida de cada uma dessas comunidades. E para isso é importante que o policial esteja bem integrado com a comunidade, atendendo de forma eficiente, solícito e cordial a todos os anseios de segurança", falou o comandante.

Na oportunidade o tenente-coronel Brito Júnior agradeceu o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho e o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Osmar Lino Farias pelo trabalho desenvolvido no combate ao crime organizado na região. "É um excelente trabalho preventivo que está sendo feito no combate a esse tipo de crime na região do Vale do Araguaia, tomando decisões que atende os anseios dos municípios na área da segurança", destacou.

Segundo o coronel Osmar Lino Farias, "a corporação tem procurado prestar um serviço de qualidade na região, empenhando todos os esforços para garantir a tranquilidade do cidadão". O comandante também destacou o empenho do Estado na melhoria da Segurança Pública. "O governador Silval Barbosa tem uma visão muito clara da segurança que ele quer para o seu cidadão. Temos avançado nesse sentido, somando força junto ao secretário de Segurança e temos certeza que nos próximos dois anos e meio a segurança de Mato Grosso será do jeito que a sociedade quer e precisa para prosperar e progredir", completou Farias. Quarenta e nove alunos a soldados da Polícia Militar iniciaram o Curso de Formação de Soldados em Vila Rica. "Hoje temos o sonho que se realiza, que é o aumento do efetivo dos policiais militares para combater o crime e proteger o cidadão da região. Estamos satisfeitos porque conquistamos grandes avanços. Até a formação dos novos soldados, o policiamento no município será reforçado por militares de Barra do Garças", observou o comandante geral.

Quarenta e nove alunos a soldados da Polícia Militar iniciaram o Curso de Formação de Soldados em Vila Rica. "Hoje temos o sonho que se realiza, que é o aumento do efetivo dos policiais militares para combater o crime e proteger o cidadão da região. Estamos satisfeitos porque conquistamos grandes avanços. Até a formação dos novos soldados, o policiamento no município será reforçado por militares de Barra do Garças", observou o comandante geral.

 

O secretário Diógenes Curado Filho destacou que as ações de segurança são conquistas gradativas. "É dessa forma que vamos conseguir progredir na segurança pública. Temos objetivo de colocar a Força Tática na região, pois sabemos dos problemas locais e é uma atuação especializada da Polícia Militar. Também estamos disponibilizando nosso helicóptero para fazer patrulhamento nas regiões de fronteira", falou Diógenes.

Durante a inauguração do CR 10 foi assinado o decreto de implantação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) no município de Vila Rica. O GGI é uma política nacional na área da segurança pública que vem obtendo resultados positivos e satisfatórios em várias regiões do Estado. Pelo GGI os municípios podem buscar recursos para área da segurança pública em sua região. As reuniões do Gabinete de Gestão Integrada acontecem mensalmente e têm como objetivo integrar os órgãos e instituições da Segurança Pública que o compõem, sendo uma força-tarefa permanente da Secretaria de Segurança que discute, debate e apresenta propostas, integrando os órgãos da segurança pública no enfrentamento qualificado da violência.

Criado pelo Ministério da Justiça, o GGI reúne representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo municipal, gestores de segurança pública e sociedade organizada do município para atuarem em conjunto na busca de soluções práticas que possam melhorar e proporcionar uma segurança pública mais cidadã à região.

Para o prefeito de Vila Rica, Naftaly Calisto da Silva, era necessário guarnecer a divisa do município com o Estado do Pará. "É uma data histórica para Vila Rica e região do Araguaia. Estamos dando o primeiro passo com a inauguração do Comando Regional, posteriormente com a formação dos 49 alunos a soldados da Polícia Militar e agora com a assinatura do decreto de implantação do Gabinete de Gestão Integrada vamos avançar ainda mais na área da Segurança Pública", finalizou.

Após a solenidade de inauguração do CR 10, o secretário Diógenes Curado conversou com os 49 novos alunos a soldados da Polícia Militar em Vila Rica.

Acompanharam o secretário Diógenes Curado em Vila Rica o secretário de Estado de Cidades, Nico Baracat e o deputado estadual, Baiano Filho.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114