Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Segunda, 14 de março de 2011, 12h31

Prefeitura de Sorriso adere a campanha Vitamina A Mais


A deficiência de vitamina A é considerada uma das mais importantes deficiências nutricionais do mundo subdesenvolvido. Visando erradicar essa deficiência em crianças de 6 meses a 5 anos de idade, a Prefeitura de Sorriso, aderiu ao programa “Vitamina A Mais”, do Ministério da Saúde.

 

Durante esta semana, todas as Unidades de Saúde do município estarão atendendo as crianças menores de 5 anos, oferecendo megadoses de vitamina A em forma de cápsulas. O conteúdo das cápsulas vem na forma de óleo para ser espremido na boca. As crianças devem tomar a megadose a cada seis meses, e o recebimento da vitamina é registrado no cartão de vacina. Por isso, os pais não devem esquecer-se de levar o cartão da criança.

 

A meta do Ministério da Saúde é atender aproximadamente 6 milhões de crianças por ano. A iniciativa do Ministério se deu após a descoberta da vitamina A como recurso para salvar a vida de crianças através da possibilidade de reduzir a taxa de mortalidade e a incidência e severidade das infecções, em especial, as doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas.

 

Esta deficiência é, ainda, a principal causa de cegueira evitável no mundo, estando também associada a 23% das mortes por diarréias, em crianças. Estudos promovidos pelo UNICEF, em 1980, indicaram que cerca de 25% dos sobreviventes à xeroftalmia grave perdem completamente a visão e que os sinais clínicos deficiência da vitamina A estão quase sempre acompanhados de manifestações de deficiência energético-protéica. Nos dois casos, as infecções desempenharam papel relevante.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114