Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Quinta, 31 de março de 2011, 12h19
Vera

Sicredi e Secretaria de Agricultura implantam programa Cooperar e Crescer


O Município de Vera, à 500 quilômetros da capital de Mato Grosso foi um dos municípios escolhidos para implantação do Programa Cooperar e Crescer, uma iniciativa do Sicredi Mato Grosso em parceria com o SEBRAE, Empaer, MT Regional e Prefeitura através da Secretaria de Agricultura.

Na última terça (29), o consultor do programa Cooperar e Crescer Sicredi, Walter Luiz Heck, elaborou o estatuto da cooperativa com a participação de produtores rurais, representantes de entidades e ainda contou com a presença do prefeito Moacir Giacomelli e o presidente da Câmara, Enio Hepp.

De acordo com o secretário de Agricultura, Danilo Petri, a implantação deste programa é algo necessário para o desenvolvimento das atividades rurais dos pequenos produtores de Vera, pois irá incentivar a produção de hortifrutigranjeiros e agroindústrias familiares de forma cooperada, unindo assim produtores de todos os cantos, ou como o Assentamento Califórnia, Alto Celeste, chacareiros, sitiantes e donas de casa que produzem seus artesanatos.

Informou ainda que as próximas fases do programa é a formalização de uma cooperativa em Vera, constituída como Coopervera, que irá regularizar juridicamente os produtores e a realização de uma pesquisa no mercado local, para diagnosticar os alimentos que poderão ser produzidos dentro do município, que hoje estão sendo importados de fora, desta forma irão incentivar a produção local, reafirmou o secretário.

O gestor Moacir Giacomelli, ficou muito otimista com a chegada desta cooperativa, “vejo como uma oportunidade de crescimentos aos produtores e outros seguimentos, como gestor, dou o total apoio a viabilização o quanto antes. Esta iniciativa vai agregar valor econômico aos nossos produtos locais”, pontuou.

O Município conta com aproximadamente 550 agricultores familiar com até 360 hectares e 400 agricultores tradicional que trabalham acima de 360 hectares. Hoje o município possui três associações voltadas à agricultura familiar.

O próximo encontro será realizado dia 12 de abril, as 19horas no auditório da prefeitura.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114