Cuiabá | MT 24/04/2024
Interior de MT
Quinta, 14 de abril de 2011, 11h06
Chapada dos Guimarães

Ponto de cultura estimula surgimento do primeiro núcleo de audiovisual


Projeto é financiado pelo Minc e tem o apoio da UFMT

 

O primeiro Núcleo de Imagem e Som da Chapada dos Guimarães, o Troá, é um dos resultados da Oficina de Audiovisual do Ponto de Cultura Chapada Aldeia Comunidade. Com cerca de 20 alunos, as aulas acontecem há três meses na cidade, todas as terças e quartas-feiras das 19h30 às 22h, sob coordenação pedagógica do cineasta Luiz Borges, e produção executiva de Glaucos Flores. A partir de uma idéia original do grupo, surgiu o roteiro “Bilhete Premiado”, cujas filmagens devem iniciar no dia 25 deste mês.

"Dagmar", a protagonista da história, encontra um bilhete de loteria enquanto trabalha na lavanderia de um hotel na cidade de Chapada dos Guimarães. Não sendo possível identificar o seu proprietário, ela fica com o bilhete, que acaba sendo o premiado. Desfrutando do prêmio ela conhece Pedro, um turista visitando a cidade, o dono bilhete.

O filme se servirá dos belos e atrativos do cenário da cidade e reunirá os talentos de vários artistas plásticos, empreendedores, fotógrafos e pessoas da cena cultural chapadense, diz Malu Gimez, aluna do curso, e doutoranda da Universidade de Grannada - Espanha, que assina a direção. A equipe já começou a definir parcerias e patrocínios que aparecerão com os créditos nas exibições do filme, segundo Felipe Desidério, produtor executivo do filme.

Na próxima semana o Núcleo Troá, abrirá seleção de casting para o papel da protagonista da história, uma morena, de 20 anos. A produção do curta foi instalada no Atelier da artista Eliana Mux, que começa a agitar a cidade.

O curso reúne diversos profissionais do setor. Nesta semana tiveram uma iniciação em animação com o artista Rodolfo Shefler, e na próxima semana será a vez da videomaker Carol Araujo desenvolver a direção de arte e figurino.A previsão do início da filmagem é o dia 25 de maio, quando entrará em finalização, e sua estréia prevista para o mês de julho.

O Ponto de Cultura Chapada, Aldeia, Comunidade é patrocinado pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado/Secretaria de Cultura, e tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso, Prefeitura de Chapada dos Guimarães e Câmara Municipal.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114