Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Segunda, 18 de abril de 2011, 07h36

Batalhão de Rondonópolis recebe equipamento hidráulico para agilizar resgate


O Corpo de Bombeiros de Rondonópolis passará a contar com um novo sistema de força que vai reduzir o tempo de atendimento a vitimas em casos de resgate, agilizando o trabalho da equipe local e aumentando as chances de sobrevida em casos de acidentes graves, envolvendo veículos pesados. Trata-se de uma unidade hidráulica, doada pela empresa Hidroni – fabricante de equipamentos hidráulicos de Rondonópolis, capaz de gerar 12 vezes mais força que o antigo maquinário usado atualmente pela unidade.

Segundo explica o gerente técnico da Hidroni, Gerson Domingos, responsável pelo desenvolvimento do projeto – batizado de “Melhoramento do Sistema de Força”, a grande vantagem da unidade hidráulica instalada no caminhão é a força que sua estrutura produz, equivalente ao trabalho de mais de 20 homens, ressalta. “Com este equipamento o corpo de bombeiros terá força suficiente para qualquer tipo de ocorrência”, disse.

Na unidade de medida específica, o caminhão era capaz de produzir até 20bar de força e agora, terá condições de produzir até 202bar, dispensando a necessidade de Guincho, como observa o sargento Inácio, um dos integrantes da equipe de salvamento. “O tempo de resgate será muito menor porque agora não vamos mais precisar de guincho nos casos em que for preciso uma força superior. Outra vantagem é que com o novo equipamento teremos condições de fazer nosso trabalho com menos riscos. Nos casos de salvamento de vítimas de acidentes de trânsito presas em ferragens, por exemplo, teremos muito mais facilidade para o resgate, visto que uma das ferramentas usadas para estes casos – o alicate, terá força para cortar qualquer estrutura de ferro”, salienta o Sargento.

O novo equipamento transforma o caminhão do Corpo de Bombeiros, em uma unidade hidráulica, deixando de ser necessário o uso da força física. Para isso foi instalado no veículo um reservatório de óleo com capacidade para 80 litros – que funcionará como gerador de energia para uma bomba hidráulica, acoplada em abaixo do caminhão, com capacidade para 28 litros por minuto.

Toda essa estrutura é acionada por uma tomada de força instalada no cambio do caminhão. Mediante a necessidade de uso, uma mangueira de 30 metros – conectada a um comando de distribuição, é embutida na bomba hidráulica, sendo capaz de enviar força para outras quatro mangueiras. “As mangueiras é que levam a força e onde se pode acoplar as ferramentas para uso em salvamento, como alicates e extensores”, explica Gerson.

Além de toda a estrutura operacional para produção de força, a Hidroni também fez a doação de três novos pistões ao corpo de bombeiros – um alicate e dois extensores. Para o proprietário da empresa, Alvaro Luiz Bonesso Fruet, esta iniciativa tem como objetivo ajudar o trabalho de salvamento da equipe do corpo de bombeiros de Rondonópolis e, desta forma, prestar um bem social a comunidade local. “A intenção da Hidroni é apenas o de ajudar no trabalho destes profissionais e, conseqüentemente, dar mais segurança a comunidade local. Se servirmos de exemplo para outras empresas, estaremos muito mais satisfeitos. Acredito que a iniciativa privada também pode ajudar nossa Rondonópolis. Estou fazendo o que posso para dar minha contribuição”, disse Alvaro.

No ultimo dia (14) o corpo de bombeiros fará uma simulação de uso do novo equipamento à imprensa, em sua sede. Todos os interessados em conhecer de perto como funciona o novo sistema estão convidados.

HISTÓRIA - Em dezembro de 2008 um acidente com vítima presa nas ferragens chocou o proprietário da empresa Hidroni ao ver a dificuldade dos integrantes do Corpo de Bombeiros em executar o serviço de resgate. Sensibilizado com essa situação, Alvaro Luiz Bonesso Fruet, resolveu desenvolver um dispositivo para auxiliar e aperfeiçoar o desencarceramento de vítimas de acidentes de trânsito, com mais segurança.

O projeto foi iniciado e durou cerca de 10 meses para ficar pronto, aumentando a força de trabalho para 202 kgf que antes era de 20 kgf. A nova unidade hidráulica foi instalada na Viatura ABT (Auto Bomba Tanque) e trabalha com cargas de até 15 toneladas. O equipamento foi doado ao Corpo de Bombeiros e consta de dois extensores, 35 metros de mangueira de alta pressão e um reservatório de óleo hidráulico com capacidade para 80 litros, além de ser adaptado ao alicate do antigo desencarcerador. Toda essa estrutura é acionada por uma tomada de força instalada na cabine da Viatura.

O novo “desencarcerador”, batizado de (Unidade Hidráulica HDI), mostra ainda a possibilidade de se conjugar o sistema de corte com o de expansão, mostrando que além da retirada da vítima de dentro de um veículo, pode-se fazer simultaneamente a escora do veículo. Espera-se que com ele o tempo de resgate reduza de 50 minutos para 30 minutos.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114