Cuiabá | MT 16/04/2024
Interior de MT
Quinta, 21 de abril de 2011, 09h04

Assinatura de decreto dá tranquilidade às famílias de Marcelândia


 “O Governo deu à Marcelândia tranquilidade às famílias”. Assim definiu o autônomo Walmir Rezende sobre a assinatura do decreto regulamentador para regularização fundiária da gleba Maiká, que ocorreu na tarde de ontem (20.04), pelo governador Silval Barbosa no município, que fica há 710 quilômetros ao Norte da Capital. “Estamos começando uma segunda fase. Há muitos anos esperávamos por isso e o governador Silval Barbosa junto com deputados deram a maior conquista que Marcelândia já teve”, complementou Walmir.

Conforme os relatos de muitos moradores, a data é importante. Foram anos de espera para se ter definitivamente a titularização de suas propriedades, conforme disse a comerciante Silvana Martins, que há 20 anos mora em Marcelândia. “Recebemos essa notícia com muita alegria. Para nós é um divisor de águas”.

A afirmação de Silvana é a mesma de tantas outras pessoas que passaram décadas no aguardo da regularização fundiária no município, solucionada depois do empenho do Governo do Estado para resolver a situação e após reunião entre o governador Silval Barbosa e a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, no dia 15 de março. O governador explicou à presidenta a situação e a necessidade da titularização das terras dessas glebas. Entendendo a importância e a urgência da situação a presidenta assinou no mesmo dia o decreto regulamentando a Lei, fazendo com que chegasse ao fim o histórico de ações judiciais para a regularização das áreas ocupadas.

Para Nivaldo Moreira, também morador de Marcelândia há 28 anos, essa notícia traz a esperança e a perspectiva de um futuro melhor. “Silval Barbosa, com esse ato, dá estabilidade e legitimidade jurídica, proporcionando tranqulidade às famílias que moram aqui e àquelas que um dia virão para cá”.

Os 29 anos de luta também foram lembrados pelo seo Arnóbio Vieira de Andrade, pecuarista e extrator de madeira no município. “Depois de 29 anos de luta, de engessamento, hoje saímos daquela dificuldade. Constatamos que uma população inteira compareceu, unida nessa luta. Marcelândia é uma cidade que renasceu das cinzas”, disse Arnóbio.

O deputado estadual Nilson Santos lembrou da luta do governador Silval Barbosa quando ainda era deputado estadual, falando que esta data é especial. “Sabemos do momento difícil que esse município passa, mas a parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa trará benefícios e por isso continuaremos empenhados em lutar juntos com a população”.

Um momento diferente. Assim definiu o prefeito de Marcelândia, Adalberto Diamante, ao se referir da superação pelo qual o município passa para se desenvolver. “Estamos consolidando investimentos. Hoje temos o Governo do Estado que participará da retomada de Marcelândia, através de melhorias significativas para todos nós. O momento é de otimismo na busca de resultados”.

TRANQUILIDADE AOS MARCELANDENSES

Além desse grande benefício para os marcelandenses, o governador Silval Barbosa trouxe outra boa notícia: a sanção assinada por ele do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico. O governador ressaltou que não há luta de um homem só. Os Poderes e a população devem se unir em prol de causas como esta. “Vamos abrir toda a possibilidade de diálogo e criar possibilidades para ajudar no que for possível esse município. Se há 29 anos havia esse problema é porque havia um impasse e hoje ele está resolvido”, afirmou o governador ao lembrar do ano em que chegou a marcelândia para abrir estradas e colonizar o município, em 1978.

Para o governador esse é um importante passo que vai proporcionar maior segurança para centenas de famílias. “O Governo do Estado firma e consolida mais um compromisso que beneficiará centenas de famílias que estavam desamparadas”.

Silval falou também do desenvolvimento certo que chegará a um município tão promissor quanto Marcelândia, que tem terra boa e clima bom, é próspero, segundo ele.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, o Zoneamento Socioeconomico e Ecológico representa uma avanço imensurável para Mato Grosso. “É uma matéria que vai dar segurança para o povo do nosso Estado, que continua produzindo. Esse é o gol de placa. O segundo é a regularização fundiária. Tinha que ser no mandato de Silval Barbosa”, disse Riva ao mencionar o marco que representa essa ação.

HABITAÇÃO

O goverandor Silval Barbosa assinou, também a ordem de serviço para a construção de 100 unidades habitacionais para aquelas famílias que perderam suas casas durante o incêndio. O chefe do Executivo estadual pediu ritmo acelerado na construção das habitações. As obras começarão na quarta-feira (27.06), para trazer um pouco mais de conforto e qualidade de vida às pessoas que já sofreram tanto com a trágica situação. “É desta forma que vamos solucionando os problemas”, disse o governador ao meniconar a parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).

O superintendente da Caixa Econômica, Ivo Zecchin lembrou de quando o governador o procurou buscando parceria. “O governador nos procurou buscando soluções habitacionais visando diminuir o sofrimento de populações como Marcelândia, que foi abalada pela tragédia do incêndio, e hoje estamos aqui para ajudar a concretizar mais esse benefício”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114