Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sexta, 29 de abril de 2011, 14h21

Prefeitura de Guarantã avalia a dentição de mais de mil crianças e adolescentes


Em Guarantã do Norte uma importante ação está sendo desenvolvida pelos profissionais da área da saúde bucal envolvendo escolas. Por meio de parcerias entre as secretarias de Saúde e Educação um projeto está recolhendo informações da dentição de crianças e pré-adolescentes. A primeira escola beneficiada com o plano foi a Darci Ribeiro que recebeu na ultima quarta-feira (27), profissionais da área da saúde bucal. No próximo mês a equipe visitará as escolas Beija flor e Sueli Olmira, já para o mês de junho estão agendadas visitas nas escolas Iraní Jayme Farina e Elcio Prates.

O público alvo são os estudantes de todas as escolas do município, públicas e privadas, tanto da cidade quanto do interior e consiste em uma avaliação sobre 3 pontos, cárie, obturação e dentes perdidos.

O trabalho dos profissionais é comunicado aos pais por meio de bilhetes informativos e tem como principal intuito diagnosticar a saúde bucal das crianças do município para, com base nessas informações, elaborar o plano de trabalho preventivo e de tratamento, como explicou a coordenadora de Saúde Bucal do município, Cristiane Scalon.

“Foi firmada uma parceria com a secretaria municipal de Educação, onde foi entregue aos alunos de 5 e 12 anos um termo de consentimento livre e esclarecido que foi levado aos pais, que autorizam a coleta das informações necessárias para este projeto. O resultado desta pesquisa será apresentado como índice municipal. Esse levantamento nunca antes foi realizado no município de Guarantã do Norte e será tido como base para melhorar os trabalhos de saúde bucal”, assinalou.

Cristiane Scalon esclareceu o motivo pelo qual a análise técnica prioriza essa faixa etária de estudantes. “Serão obtidos dois resultados, estas idades são preconizadas mundialmente para estes trabalhos, aos 05 anos a análise será realizada em dentes decíduos conhecidos como os dentes de leite e aos 12 anos já em dentes permanentes”.

O trabalho dos cirurgiões dentistas irá percorrer as escolas durante todo o ano com visitas a 02 unidades por mês, a expectativa é coletar este índice, com mais de mil crianças, como ressalva o cirurgião dentista Thiago Machado Pereira. “Este projeto de CPO-D, nada mais é do que a coleta de dados da dentição das crianças de todas as escolas do município, o resultado desta pesquisa vai apurar um índice que será utilizado na hora de promover as ações de prevenção e tratamentos de saúde bucal, os resultados destas coletas serão benéficos a toda comunidade de Guarantã”, assinalou Thiago Machado.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114