Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sexta, 06 de maio de 2011, 18h43

Dissertação aborda o desenvolvimento de Alto Araguaia com a chegada da estrada de ferro


O aluno do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Economia (FE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luciano Duarte de Assis Macedo, fará a defesa pública da dissertação de mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento Regional, hoje (06), às 14h, no auditório de Pós-Graduação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAeCC). Orientado pelo professor doutor Fernando Tadeu de Miranda Borges (UFMT), o mestrando defenderá a dissertação “A situação do desenvolvimento econômico em Alto Araguaia após a chegada da ferrovia”. A banca será composta pelos professores doutores José Manuel Marta (UFMT) e Alexandre Macchione Saes, da Universidade de São Paulo (USP).

Resumo – Segundo a pesquisa do mestrando sobre estrada de ferro no território mato-grossense, a ampliação de eixos viários influi no desenvolvimento, mas ainda não é suficiente para propiciar o desenvolvimento das cidades. As ações em conjunto dos governos federal, estadual e municipal auxiliam a região no sentido de potencializar o desenvolvimento desejado.

A pesquisa “reforça a análise da alternativa de modais de transporte, que se relaciona com o agronegócio, a indústria e o comércio das cidades, deve vir a auxiliar no planejamento econômico dos municípios que buscam a conquista do desenvolvimento econômico de médio e longo prazo. As políticas públicas devem viabilizar o desenvolvimento econômico de médio e longo prazo, nas cidades de Alto Taquari e Alto Araguaia’'.

Pelas observações realizadas “os municípios estudados se beneficiaram da implantação da ferrovia e se desenvolveram logo após a chegada do trem, mas esse desenvolvimento não tem mais se apresentado de forma satisfatória, e começa a dar sinais de esgotamento. Alto Taquari, pelos dados levantados, demonstra maior desenvolvimento agrícola, impulsionado pelas suas condições de solo e relevo, e Alto Araguaia conseguiu dar um passo à frente com o desenvolvimento da sua agroindústria. A conclusão a que esta dissertação chega é que a ampliação de eixos viários, em especial do setor ferroviário, influi no crescimento das cidades e regiões, no período imediato a sua instalação, não se constituindo de forma duradoura caso a cidade ou região tenha dificuldades de atrair novos investimentos que possibilitem a transformação do seu perfil econômico, e em direção a uma economia mais diversificada em termos produtivos”’.

Mais informações: (65) 3615-8508.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114