Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Terça, 24 de maio de 2011, 19h02
Prevenção

Sema e Ibama acompanham ações de combate aos desmatamentos


O secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia participa hoje e amanhã, em Sinop (500 Km ao Norte da Capital) de uma série de ações relacionadas ao combate aos desmatamentos.

Além de uma reunião de trabalho da qual participam o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, o superintendente do órgão em Mato Grosso, Ramiro Martins-Costa, setores de fiscalização dos dois órgãos e representantes da unidade regional da Sema, o secretário irá visitar duas propriedades na região. Uma das propriedades exemplifica a situação de desmatamento ilegal e a outra o desmatamento legal.

Antes de embarcar o secretário Alexander Torres Maia reafirmou o compromisso de fechar o cerco contra os desmatadores ilegais. “A determinação é reforçar as medidas de monitoramento, fiscalização e de repressão”, salientou ele. Para isso, estão sendo fortalecidas as ações do órgão e as que são realizadas em parceria com Ibama.

O secretário falou ainda de outras medidas que deverão ser tomadas pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Sema, como a divulgação de uma lista dos produtores que realizaram desmates ilegais em território mato-grossense. “A ideia é encaminhar essa lista aos órgãos e instituições financeiras e ao Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPE) para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis”, ressaltou Alexander Torres Maia.

O desmatamento de 480 Km quadrados verificado em Mato Grosso entre os meses de março e abril está sendo considerado atípico, já que nesses meses as taxas costumam ser bem baixas já que o período chuvoso atrapalha a ação dos desmatadores.

Informações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) dão conta de que nove municípios dos Estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso deverão entrar na lista dos maiores desmatadores já na próxima semana e serão alvo de medidas específicas por parte do governo federal. Em recente entrevista, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira destacou que “62% dos proprietários rurais no Mato Grosso estão em dia com as medidas de contenção do desmatamento.

O desmate foi localizado atingindo 15% das propriedades e concentrados em grandes áreas", destacou a ministra ao afirmar que “o governo federal vai intensificar as ações contra os desmatadores para ter certeza de que o desmatamento não voltará a crescer e para punir quem desmatou ilegalmente”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114