Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Quarta, 25 de maio de 2011, 22h19

Prefeitos assinam convênio para participação nos Jogos Escolares e Estudantis


Prefeitos de 23 municípios iniciaram nessa terça-feira (24.05), o processo de assinaturas dos termos de adesão com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT) e de Esportes e Lazer, para a participação da 7ª edição dos Jogos Estudantis e Escolares de Mato Grosso. O documento, que traz as atribuições e responsabilidades de cada ente, foi assinado durante a abertura do 28º Encontro de Prefeitos realizado pela Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM).

Ao todo o Governo do Estado investirá cerca R$ 1,5 milhão na realização dos Jogos com foco na valorização das práticas esportivas no Estado e a participação de representantes de Mato Grosso na etapa nacional das competições. A parceria entre as Secretarias tem como foco a implantação de programas que fomentem o esporte no Estado.

“A Seel e a Seduc, sozinhas, conseguiriam ir até certo ponto; unidas, elas vão muito além, para que possamos realizar com sucesso os jogos escolares e estudantis”, destacou o secretário de Esportes, Carlos Antônio Azambuja. Conforme ele, a Seel vai disponibilizar 50% dos custos do evento junto a Secretaria de Educação, e disponibilizará apoio logístico. Para a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, é de fundamental importância para os jovens a “relação com as boas práticas, que promovam a socialização, o cumprimento de regras e o entretenimento”.

Os Jogos Escolares terão início no mês de junho e os Estudantis na segunda quinzena de agosto. As competições escolares serão divididas em duas categorias: A e B, que correspondem à participação de estudantes com idades entre 15 a 17 anos e 12 a 14, respectivamente. As modalidades esportivas que integrarão o evento são: Futsal, Handebol, Vôlei, Basquete, Xadrez, Atletismo, Natação e Judô. Todas nos gêneros masculino e feminino.

Os jogos Escolares são disputados entre escolas, enquanto os Estudantis são formados pelos melhores jogadores de cada escola, selecionados entre os melhores atletas das oito modalidades esportivas disputadas nos jogos escolares.

O técnico da Coordenação de Projetos Educacionais da Seduc, Rosberg Rabelo Martins explica que os vencedores das regionais passarão para as etapas estaduais que ocorrerão em Primavera do Leste e Sorriso, nos dias 6 a 14 de agosto e 8 a 15 de outubro deste ano. “Todas as regiões estão participando. Dependemos apenas da confirmação de local para os jogos na região Noroeste do Estado” , diz.

NACIONAL

Após a realização das fases estaduais, os primeiros colocados representarão Mato Grosso nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, que este ano serão realizadas nas cidades de João Pessoa (PB) e Londrina (PR). “A categoria A será na cidade catarinense de 2 a 11 de dezembro deste ano e a B na capital da Paraíba nos dias 9 a 18 de setembro”, disse.

Rosberg Martins explica que além das etapas regionais, estaduais e da Olimpíada, existem as fases municipais e inter-classes. “Para participar dos jogos, cada escola seja particular, municipal ou estadual organiza uma competição esportiva dentro da própria unidade de ensino. Os vencedores passam pelos jogos escolares municipais, para depois partirem para as demais fases”, ressaltou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114