Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quinta, 26 de maio de 2011, 04h01

Ministros flagram árvores derrubadas por correntões


Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), e o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), sobrevoaram nesta quarta-feira (25) uma área desmatada próxima à cidade de Sinop, a 500 km de Cuiabá.

Durante a ação eles flagraram um desmatamento de 60 quilômetros feito pelos chamados “correntões” que devastam as árvores. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou o proprietário em R$ 6 mil e a Polícia Federal vai abrir uma investigação para apurar o caso.

A constatação do uso dos correntões, que faz parte da visita de uma equipe dos governos federal e estadual a Sinop, gerou uma indisposição entre a ministra do meio ambiente e o governador. “O Ibama proíbe isso há mais de dez anos. Atos normativos definem a prática como criminosa”, declarou a ministra diretamente ao governador. Mas Silval Barbosa preferiu não polemizar e disse apenas que vai tentar proibir legalmente a prática no estado. “Vou conversar com o secretário de meio ambiente [Alexander Maia] e vamos regulamentar ainda nesta semana a norma do Ibama”, disse o governador.

“Estou mais que indignada. É inacreditável que em um estado que tem uma performance na redução do desmatamento, que tem produtores sérios, haja alguns estragando tudo”, disse. O comentário está relacionado com a diminuição do desmatamento em 62% dos municípios do estado. Mais cedo, ela afirmou que o desmatamento elevado registrado entre março e abril foi apenas pontual. Mato Grosso registrou 480,3 km² dos 593,0 km² desmatados entre março e abril na Amazônia legal.

De acordo com estimativa do Ibama, os correntões puxados por tratores derrubam em apenas um dia uma área equivalente a 10 campos de futebol. Segundo informações dos agentes do órgão ambiental federal, o desmate aconteceu após uma chuva na noite de domingo (21). “Ele sabia que estava cometendo um crime. Era consciente”, disse a ministra. No local, também foram apreendidos dois tratores e um correntão usado no desmate.

Campanha

Em Sinop, a ministra Izabella Teixeira também exigiu que o estado de Mato Grosso cumpra a meta do “desmatamento ilegal zero” até julho deste ano. Já o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou a informação que o Exército vai atuar a partir desta tarde no combate aos crimes ambientais junto com as outras forças nacionais de segurança.

O governador se comprometeu em enviar ao Banco Central uma lista com nomes de desmatadores. A ação busca bloquear os recursos advindos de empréstimos federais. E o presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, disse que estuda afastar os associados das entidades caso eles sejam flagrados cometendo desmatamento ilegal.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114