Cuiabá | MT 24/04/2024
Interior de MT
Segunda, 06 de junho de 2011, 12h12

Projeto Desabrochar promove 2º encontro do ano


No próximo dia 10 de junho acontece o segundo encontro de 2011 do Projeto Desabrochar, organizado pela equipe multidisciplinar da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Rondonópolis (212km a sul de Cuiabá). A iniciativa tem a finalidade de realizar ações socioeducativas por meio de encontros mensais com casais que já vivenciaram situações de violência. A reunião será às 13 horas, no Tribunal do Júri do Fórum do município, e abordará o tema Violência Contra a Mulher e o Impacto no Relacionamento Familiar.

Composta por profissionais da área de Psicologia, Serviço Social e Enfermagem, a equipe multidisciplinar lida com casais que, mesmo tendo passado por cenas de violência, optam pela retomada da convivência familiar. O foco da equipe é contribuir para a perspectiva de igualdade de gênero e cidadania igualitária.

A metodologia utilizada nos encontros baseia-se em oficinas mensais, utilizando-se técnicas como dinâmicas, psicoterapia, palestras, reuniões, jogos e filmes. O intuito é que as intervenções sejam realizadas em um processo permanente de ação-reflexão-ação.

Além disso, as temáticas trabalhadas dentro do Projeto Desabrochar buscam levar a mensagem de prevenção e combate à violência contra a mulher, por meio do fortalecimento das relações do masculino e do feminino, estabelecendo uma reflexão sobre novas perspectivas de gênero na sociedade.

Com três anos de existência, o projeto vem tentando resgatar relações domésticas e familiares de homens e mulheres atendidos pela vara, jurisdicionada pela juíza Maria das Graças Gomes da Costa. Somente no segundo semestre de 2010, 47 casais foram atendidos pela equipe multidisciplinar. Já no primeiro semestre de 2011, 38 casais participam das atividades.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114