Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Terça, 07 de junho de 2011, 00h47

"VG Sustentável", "Carbonitos" e "Ecomunicação" vencem concurso de boas práticas


Entre os meses de novembro de 2010 a fevereiro de 2011, a Promotoria de Justiça de Várzea Grande economizou quase R$ 2 mil nas contas de energia elétrica. A redução de gastos foi uma das conquistas obtidas por meio do projeto 'VG Sustentável', vencedor do concurso de Boas Práticas realizado pelo Ministério Público Estadual, por intermédio do programa 'MP Sustentável'.

A equipe, que conquistou o 1º lugar, também instituiu o uso do papa pilha, vale óleo ecológico, canecas individuais, instalação do plano de fundo nos computadores e notebooks, substituição de toalhas de papel por toalhas de tecido e cestos de reciclagem. O grupo obteve ainda redução considerável no consumo de água. Como premiação, os vencedores foram contemplados com um netbook e um pacote turístico para o município de Jaciara.

O segundo lugar ficou com o projeto 'Carbonitos' desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Água Boa. Conforme relatório apresentado à comissão responsável pelo concurso, o objetivo principal da equipe foi transformar-se em uma Promotoria de Justiça 100% carbono zero no Estado de Mato Grosso.

Para isso, eles adotaram como práticas sustentáveis o plantio de mudas de árvores, coleta seletiva de lixo orgânico e inorgânico, reutilização de papel para rascunho, reciclagem de papel picotados, coleta de pilhas e lâmpadas usadas de toda a cidade, além da não utilização dos condicionadores de ar no período da manhã e em horário de almoço. No decorrer do concurso, pelo menos um dia da semana, a equipe da Promotoria de Justiça se dirigia ao trabalho sem automóvel ou por meio alternativo. Em sete meses, a Promotoria economizou um total de R$ 3.005,63 da conta de luz. A premiação destinada ao grupo foi uma máquina fotográfica e um pacote turístico ao município de Nobres.

Já a terceira colocação ficou com a equipe 'Ecomunicação', do Departamento de Comunicação da Procuradoria Geral de Justiça. Além da criação do boletim eletrônico “Econews', com periodicidade mensal, o grupo também passou a utilizar papel rascunho, canecas, distribuição de jornais para reciclagem e promoveu a decoração de natal com caixas de leite e jornais. A equipe foi premiada com day-use e almoço em uma pousada de Chapada dos Guimarães.

Durante a solenidade de premiação, a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini de Souza destacou algumas práticas inovadoras adotadas. Segundo ela, o envolvimento dos integrantes da instituição no decorrer do concurso demonstra que o programa vem conquistando parceiros, ampliando as práticas sustentáveis. “Desde 2007, quando lançamos o programa 'MP Sustentável', já obtivemos muitas conquistas. Vários servidores e membros do MP já utilizam as canecas de uso permanente em substituição aos copos descartáveis. Além disso, todo o papel descartado na instituição é reciclado por empresas especializadas”, ressaltou a promotora de Justiça.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114