Cuiabá | MT 18/04/2024
Interior de MT
Quarta, 08 de junho de 2011, 01h30

Alta Floresta e Guarantã do Norte realizam audiências públicas sobre queimadas


Dois municípios da Região Norte - Alta Floresta e Guarantã do Norte - recebem nesta terça-feira e quarta-feira (7 e 8), respectivamente, a Audiência Pública “Queimada e suas consequências na saúde e no meio ambiente”. A iniciativa faz parte do Programa “Mato Grosso Unido contra as Queimadas”, lançado pelo Governo do Estado no último dia 06 de maio de 2011. O programa tem como principal objetivo fortalecer as ações de prevenção às queimadas urbanas e incêndios florestais, por meio da união de esforços, em todas as esferas de Governo – estadual e municipal -, e a sociedade.

O Programa “Mato Grosso unido contra as queimadas” foi construído de forma conjunta entre o Governo do Estado - Secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Educação (Seduc), de Saúde (SES), de Comunicação Social (Secom) e, Comitê de Gestão do Fogo -, Ministério Público, Tribunal de Justiça, e Secretaria Municipal de Saúde. Também são parceiros da ação o Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

As audiências públicas, uma das estratégias adotadas pelo programa, são coordenadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ), com o apoio do Governo do Estado e, tem como objetivo, discutir e alertar a sociedade sobre os problemas causados pelas queimadas à saúde e ao meio ambiente.

Ate o final do mês serão realizadas Audiências Públicas em São Félix do Araguaia (14.06), Canarana (16.06) e Cáceres (21.06). Já aconteceram Audiências Públicas em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Juara, Juína e Aripuanã.

ALERTA – Em Alta Floresta a Audiência Pública acontece nesta terça-feira (07.06), às 19 horas, no Centro Cultural do município (Teatro da Cultura) e no município de Guarantã do Norte, na quarta-feira (08.06), também com início às 19 horas, no auditório da Camara Municipal de Vereadores.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia falou sobre a importância da participação de todos nesse esforço. Em maio, quando o Programa “Mato Grosso unido contra as queimadas” foi lançado, o secretário anunciou a meta do Governo para 2011, reduzir em 65% no número de focos em Mato Grosso em relação ao ano passado.

“Para isso, o Governo do Estado e nossos parceiros, todos estamos investindo na prevenção por meio da educação ambiental como estratégia para disseminar a informação junto a sociedade e minimizar os prejuízos dessa prática criminosa, à saúde e ao meio ambiente”. Nas Audiências Publicas são passadas informações sobre os malefícios do uso indiscriminado do fogo nas áreas rurais e urbanas, e sua respectiva responsabilização, entre outras.

O secretário lembrou que a responsabilidade de reduzir o número de queimadas no estado não pode ser somente do Governo do Estado e sim de toda a sociedade.

SERVIÇO

Audiência Pública “Queimada e suas conseqüências na saúde e no meio ambiente”

Quarta-feira (08.06) – Guarantã do Norte

Local: Auditório da Câmara Municipal de Vereadores - Rua das Itaúbas, 72, Centro
Informações: (66) 3552 4158




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114