Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Terça, 28 de março de 2017, 18h15

Herbário virtual resgata imagens de 2,3 milhões de espécies brasileiras


O programa do governo brasileiro Reflora disponibilizou imagens de 2,3 milhões de espécies da flora brasileira. O conteúdo está disponível no herbário virtual da iniciativa.

O Reflora tem objetivo de resgatar dados e amostras de plantas brasileiras depositadas em museus e instituições estrangeiras. Cerca de 959 mil imagens foram repatriadas de herbários fora do País.

O programa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O repatriamento de imagens da flora brasileira já foi feito de oito herbários estrangeiros: Royal Botanic Gardens, Kew; Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris; Royal Botanic Garden Edinburgh; Missouri Botanical Garden; The New York Botanical Garden; Swedish Museum of Natural History; Smithsonian Institution e Natural History Museum of Vienna.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o local onde fica a base física do Herbário Virtual Reflora. A instituição é também a responsável pelo recebimento, transcrição e padronização de dados e publicação on-line das imagens.

O sistema permite aos taxonomistas realizar novas determinações on-line, realizar buscas direcionadas, indicar possíveis duplicatas, salvar o histórico das determinações, gerar relatórios periódicos com novas determinações para instituições parceiras, dentre outras funcionalidades.

Programa Reflora

O principal objetivo do programa Reflora é resgatar imagens de espécies da flora brasileira depositadas em herbários estrangeiros, para a construção do Herbário Virtual Reflora.

Imagens e informações textuais provenientes do repatriamento são disponibilizadas para a comunidade científica e público em geral. O mesmo vale para imagens e informações do acervo do herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114