» mais
Comentar           Imprimir
Nacional
Sexta, 05 de maio de 2017, 12h02

Dia Nacional das Comunicações é comemorado nesta sexta-feira


As comunicações fazem parte do nosso dia a dia. Uma chamada para um telefone fixo ou móvel, uma troca de mensagens, uma olhada nas redes sociais, uma pesquisa na internet, um programa de TV ou de rádio – oportunidades modernas, viabilizadas pelos recursos da tecnologia da informação e da comunicação. Entretanto, tais facilidades nos foram concedidas como resultado de uma longa evolução.

Desde o surgimento da imprensa com Gutenberg, no século XV, passando pela criação do telefone por Graham Bell, no século XIX, pela invenção do rádio e do tubo de TV, já no final do século XIX, e de todo o aparato tecnológico que vem sido desenvolvido desde então, todos esses avanços culminaram com o advento da internet no século XX.

No Brasil, nesta sexta-feira, 5 de maio, é comemorado o Dia Nacional das Comunicações. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, reconhecido como o Patrono das Comunicações por ter contribuído para a integração do território nacional por meio da construção de linhas telegráficas.

Em 1890, Rondon foi designado para a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas de Cuiabá ao Araguaia e, em 1900, foi nomeado Chefe da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas do Estado de Mato Grosso. Bacharel em Matemática e em Ciências Físicas e Naturais, ao longo de 45 anos de incursões pelo sertão e por rios brasileiros, Rondon também fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos e linguísticos da região percorrida nos trabalhos de construção das linhas telegráficas.

Temos muito a agradecer ao Marechal Rondon por seus feitos e pelo primeiro passo para tornar o Brasil conectado. Nessa época em que vivemos – onde já temos mais acessos móveis que habitantes – é necessário que todas as nações se conscientizem do impacto que as tecnologias da informação e da comunicação causam no ambiente político, econômico e social de cada cidadão. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114