Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Terça, 18 de julho de 2017, 13h04

Brasil deve ter temperaturas entre -5°C e -10°C nesta terça


ClimaTempo

Temperaturas registradas às 5h, conforme o INMET:

Bom Jardim da Serra (SC): -7,2°C
São Joaquim (SC): -5°C
Urupema (SC): -6,5°C
Urubici (SC): -5,8°C
São José dos Ausentes (RS): -3,3°C
Erechim (RS): -2,7°C
Vacaria (RS): -2,5°C
Lagoa Vermelha (RS): -2°C
Bento Gonçalves (RS): -1,3°C
Foz do Iguaçu (PR): -1°C (aeroporto)

A queda de neve e a forte queda da temperatura que foi observada no dia 17 de julho sobre o Sul do Brasil, em áreas de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso e do extremo oeste de São Paulo foi apenas o início da atuação de uma massa de ar polar muito forte, provavelmente a mais intensa de 2017.

Às 23 horas de 17 de julho, pela medição do Epagri-Ciram e do INMET, a temperatura já chegava a -5,4°C em Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja), a -4,6°C em Urupema (Morro de Urupema), -3,4°C em São Joaquim (Epagri-Trento), -2,6°C em Água Doce (Trento) e -3,3°C em Urubici (Mundo Novo).

Diminuição de nuvens aumenta o frio
As imagens de satélite da noite desta segunda-feira mostravam claramente a a diminuição da camada de nuvens sobre o Sul do Brasil. O processo de dissipação e afastamento da nebulosidade ocorre por causa da entrada do ar muito seco e frio do centro da massa polar sobre o Sul do Brasil. A diminuição da nebulosidade aumentar a perda radiativa acelerando a o declínio da temperatura no decorrer da madrugada desta terça-feira.

Temperaturas negativas já eram observadas em vários locais do Sul do Brasil na noite do dia 17 de julho, mas a temperatura cai ainda mais. Áreas na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem registrar temperaturas entre -5,0°C e -10°C ao amanhecer dos dias 18 e 19 de julho de 2017. O frio intenso provoca geada serve, de forte intensidade, que vai causar danos para a agricultura.


Pela medição do INMET e do Epagri-Ciram, a menor temperatura no Brasil em 2017 até agora era de 5,7°C abaixo de zero no dia 2 de junho, em Bom Jardim da Serra, na região serrana catarinense.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114