Cuiabá | MT 19/04/2024
Nacional
Domingo, 20 de agosto de 2017, 19h52

Fundação Banco do Brasil anuncia finalistas de premiação em parceria com a ONU


O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social divulgou na terça-feira (15) as 18 iniciativas finalistas das categorias nacionais e três internacionais. Nove das selecionadas para a última fase da competição são do estado de São Paulo. Três são da Bahia, duas do Ceará, duas do Distrito Federal, uma da Paraíba e uma do Rio de Janeiro. Já na categoria internacional, duas tecnologias são da Argentina e uma de El Salvador. Premiação desse ano fez parceria com a ONU para promover o desenvolvimento sustentável.

As propostas foram classificadas em seis categorias nacionais — Agroecologia, Água e/ou Meio Ambiente, Cidades Sustentáveis e/ou Inovação Digital, Economia Solidária, Educação, Saúde e Bem-Estar — e em uma categoria internacional. Todas as classificações estão alinhadas com a Agenda 2030 das Nações Unidas.

As tecnologias inscritas foram avaliadas por um comissão de assessores da Fundação BB e representantes da UNESCO no Brasil, do Banco Mundial, do Ministério do Desenvolvimento Social, da Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário e do governo do Distrito Federal.

O Prêmio tem como objetivo promover as tecnologias sociais como ferramentas de baixo custo para o desenvolvimento e crescimento sustentável de comunidades.

A próxima etapa do Prêmio é a escolha das iniciativas vencedoras em cada categoria. Ganhadores nacionais receberão uma soma de 50 mil reais, um troféu e um vídeo sobre o projeto social.

Antes de serem classificadas para a fase final, cada tecnologia foi avaliada conforme os parâmetros de mérito da transformação social, efetividade, replicabilidade, interação com a comunidade, inovação social, respeito aos valores de protagonismo social, cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica.

Para valorizar o empoderamento feminino, as iniciativas que registraram engajamento de mulheres e meninas receberam bonificação na pontuação total obtida pela avaliação.

Na edição de 2017, o Prêmio decidiu promover a integração com os países da América Latina e Caribe, como forma de trazer soluções inovadoras para serem reaplicadas no Brasil. O resultado foi a criação de uma categoria internacional.

“Identificar e reconhecer tais metodologias é muito importante, pois as tecnologias sociais constituem-se em valioso instrumento de transformação social”, declarou o presidente da Fundação BB, Asclepius Soares.

Esta edição do Prêmio tem a cooperação da UNESCO no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Banco de Tecnologias Sociais

Em 2017, da lista inicial composta por 735 inscrições, 173 iniciativas foram certificadas e passaram a fazer parte do Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação Banco do Brasil, uma base de dados online que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns a diversas comunidades brasileiras. Atualmente, existem 995 projetos catalogados, que podem ser reaplicação.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114