Cuiabá | MT 18/04/2024
Nacional
Sexta, 25 de agosto de 2017, 16h15

Umidade cai no interior do Brasil


ClimaTempo

Uma grande massa de ar seco está atuando sobre a maior parte do Brasil. É comum nesta época do ano a configuração destas massas secas devido ao regime de circulação dos ventos em todos os níveis da atmosfera e que colabora para inibir a formação de nuvens de chuva.

Com a presença do sol forte a temperatura também sobe rápido e a secura do ar provoca queda dos níveis de umidade, principalmente pelo interior do país.

NA tarde desta sexta-feira (22), todo o interior de São Paulo, triângulo mineiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, centro-sul do Pará, oeste da Bahia, interior do Maranhão e do Piauí estão sujeitos a queda brusca nos níveis de umidade relativa do ar. Várias localidades podem registrar até índices críticos entre 12% e 20%. Por volta, do meio dia, já eram observados índices de 24% em Aquidauana (MS), Gaucha do Norte (MT) 25% em Aragarças (GO), Sorriso (MT) e Bom Jesus do Piauí (PI). Em Remanso na Bahia, neste mesmo horário, o nível de umidade era de 26% e em Conceição do Araguaia (PA), 27% de unidade. Os dados são da estação automática do Inmet.

No fim de semana, a temperatura vai continuar mais elevada e os índices de umidade atingem novamente valores críticos no período da tarde, pelo interior do Brasil.

Porém, novas áreas de instabilidade vão mudar o tempo no Rio Grande do Sul o que ajuda a amenizar o calorão. Já no sábado (26), as áreas gaúchas que fazem fronteira com o Uruguai e Argentina registram pancadas de chuva desde cedo que podem ser fortes. A chuva tende a se espalhar por toda o estado gaúcho, no domingo (27).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114