Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Terça, 14 de novembro de 2017, 22h36

Clima favorece safra 2017/18


ClimaTempo

Não é novidade para ninguém que os estados mais ao Norte/Nordeste tendem a sofrer com períodos mais secos durante essa época do ano. O ano de 2017 foi marcado por uma forte ausência de chuva durante os meses de setembro e outubro para grande parte das regiões produtoras no Norte e Nordeste do Brasil. Porém, como foi previsto nos últimos textos e vídeos disponibilizados no site www.agroclima.com.br e no Blog do Agroclima - as chuvas voltaram.

.

Durante a primeira quinzena de novembro as chuvas já vinham ocorrendo de forma mais isoladas em grande parte do Tocantins, sul do Pará, sul do Piauí e oeste da Bahia. Porém nos últimos dias um corredor de umidade proveniente da Amazônia se acoplou com uma frente fria sobre o oceano, conforme mostra a imagem de satélite abaixo. Isso tem causado grandes acumulados de chuva para essas regiões produtoras.

Monitoramento

Durante o início da primeira semana de novembro, em conversa com um de nossos clientes do sul do Piauí, a sugestão foi que iniciasse o plantio, pois as chuvas estavam para chegar. Nesta terça-feira (14), o produtor rural informou que 80% da área já está plantada, porém o grande volume de chuva dificulta a continuidade dos trabalhos.

O fato é que a atmosfera irá ajudar os produtores dessas regiões e a chuva dará uma trégua durante a última semana de novembro, abrindo uma janela para retomada de plantio das áreas que ficaram faltando, com expectativa de mais chuvas para a primeira quinzena de dezembro.

A safra 2017/18 tem tudo para ser muito boa e produtiva para os produtores do Tocantins, sul do Pará e do Piauí e também o Oeste da Bahia no que depender do clima. Porém um planejamento adequado é de extrema importância. Fiquem por dentro do que existe de melhor em consultoria do tempo para sua fazenda e acesse o Agroclima Pro
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114