Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Domingo, 08 de abril de 2018, 19h38

Com financiamento da ONU, Ceará investe R$30,5 mi em comunidades rurais pobres


.

O governo do Ceará autorizou no mês passado (19) a liberação de 30,5 milhões de reais para o Projeto Paulo Freire, iniciativa promovida em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Programa visa combater a pobreza extrema em comunidades rurais de 31 municípios. Verba permitirá a implementação de planos de negócios que beneficiarão 5.250 famílias.

Meta do novo orçamento vem de recursos do próprio FIDA, que cofinancia o programa junto com as autoridades estaduais.

O montante recém-disponibilizado vai para empreendimentos encabeçados por pequenos produtores de diferentes nichos agrícolas — avicultura, ovinocultura, caprinocultura, mandiocultura, suinocultura, apicultura, fruticultura, cozinha comunitária, fogões ecológicos, reúso de águas residuais, biodigestores, artesanato e quintais produtivos.

O Projeto Paulo Freire é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará. Segundo o chefe da pasta, Dedé Teixeira, a iniciativa “beneficia famílias que vivem na extrema pobreza, e esses projetos produtivos são a esperança de dias melhores e de uma vida digna, como se merece”.

Os novos investimentos foram repartidos entre comunidades dos territórios de Sobral — que recebeu 15,3 milhões de reais —, Inhamums — 8,3 milhões — e Cariri — 6,7 milhões.

Os beneficiários que receberem os recursos para seus empreedimentos deverão entrar com uma contrapartida de no mínimo 10% com bens e serviços, de acordo com a execução.

As famílias que participam do Paulo Freire têm à sua disposição assessoria técnica por três anos consecutivos, capacitação e investimentos produtivos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114