Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Segunda, 09 de abril de 2018, 16h07

Indicadores do mercado de transporte aéreo passam a ser disponibilizados de forma interativa


Estudiosos, especialistas, aficionados em aviação civil, executivos do setor aéreo, jornalistas e público em geral poderão, a partir de hoje, dia 9 de abril, consultar e analisar informações do mercado de transporte aéreo de forma dinâmica e on-line, bastando, para isso, alguns poucos cliques pela internet. Trata-se da plataforma Consulta Interativa - Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo, que passa a ser disponibilizada na seção “Dados e Estatísticas” da página “Mercado do Transporte Aéreo” no portal da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Já estão disponíveis na nova plataforma diversos indicadores, tais como Tarifa Aérea Média Doméstica, Yield Tarifa Aérea Médio Doméstico (valor pago por km pelo passageiro), proporção de assentos vendidos por faixas de preços, número de passageiros pagos transportados, número de decolagens, quantidade de toneladas de carga e correio transportada, taxa de aproveitamento dos assentos das aeronaves e participação de mercado por empresa.

Os indicadores podem ser detalhados por mês, companhia aérea, aeroporto, localidade, ligação e destino e origem, por exemplo, entre outros recortes, permitindo a visualização dinâmica da evolução do setor ao logo do tempo na série histórica iniciada em 2000 para os dados de demanda e oferta e em 2002 para os dados de tarifas aéreas domésticas. De forma intuitiva, a Consulta Interativa permite, ainda, aplicar diversas combinações de filtros aos dados.

Transparência

Desenvolvida pela Gerência de Acompanhamento de Mercado da Superintendência de Acompanhamento Serviços Aéreos (GEAC/SAS) da ANAC, a ferramenta Consulta Interativa - Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo visa ampliar a transparência das informações sobre a aviação civil e disseminar o conhecimento sobre o setor. A plataforma foi concebida a partir do princípio de que qualquer usuário pode entender e analisar o mercado de transporte aéreo de forma detalhada, rápida e com grande flexibilidade.

Ao oferecer a nova ferramenta de consulta de informações do transporte aéreo, a ANAC busca cumprir um de seus objetivos estratégicos, o que prevê acompanhar e estimular o desenvolvimento de um transporte aéreo acessível, eficiente e competitivo no Brasil. A base de dados disponibilizada para consulta é sempre atualizada com as informações mais recentes de mercado, que são periodicamente registradas pelas companhias aéreas, em cumprimento à regulamentação vigente, e devidamente fiscalizadas pela Agência.

A plataforma Consulta Interativa vem se somar a uma série de publicações e iniciativas da Agência com vistas a aprimorar o conhecimento da sociedade e subsidiar estudos e decisões estratégicas que possam contribuir para o desenvolvimento do transporte aéreo no país. Entre as publicações mais conhecidas do setor editadas pela ANAC estão o “Anuário do Transporte Aéreo”, os relatórios “Tarifas Aéreas Domésticas” e “Demanda e Oferta do Transporte Aéreo - Empresas Brasileiras”, além das demonstrações contábeis de empresas aéreas brasileiras, da “Base de Dados Estatísticos do Transporte Aéreo” e dos microdados do registro das tarifas aéreas comercializadas.

Pelo celular

Seguindo o princípio da acessibilidade, a Consulta Interativa - Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo também poderá ser facilmente utilizada por meio de telefones celulares e outros dispositivos móveis. A intenção da ANAC é assegurar flexibilidade e agilidade no acesso às informações. Assim, passa a ser possível, por exemplo, checar um indicador específico sobre voos já realizados ou tarifas aéreas comercializadas (a partir de passagens efetivamente vendidas) em determinada localidade bastando uma simples e rápida consulta pela web. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114