» mais
Comentar           Imprimir
Nacional
Terça, 24 de abril de 2018, 18h57

Agência participa de seminário sobre dessalinização, tratamento e reúso de água e efluentes


Nesta terça-feira, 24 de abril, em Fortaleza (CE), a Agência Nacional de Águas (ANA) participa do Seminário de Dessalinização, Tratamento e Reúso de Água e Efluentes representada pelo diretor da Área de Planejamento, Marcelo Cruz. Em sua segunda edição no Brasil, o evento vai até quarta-feira, 25, e é promovido pela Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso (ALADYR).

Durante a abertura, Cruz abordou a importância das medidas de adaptação às mudanças climáticas e os investimentos que a ANA tem realizado em ações de dessalinização, como é o caso do Programa Água Doce, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente. “A ANA acredita nesta proposta, tanto que desde 2012 já investiu R$ 12,8 milhões no Programa água Doce, por meio de Termos de Execução Descentralizada, para consolidação de seus bancos de dados, execução de diagnósticos socioambientais e implantação de sistemas de dessalinização”, afirmou o diretor da Agência.

O Seminário reúne especialistas brasileiros e estrangeiros de órgãos públicos da área ambiental e de empresas públicas e privadas que lidam com dessalinização, tratamento e reúso de água. Durante os dois dias os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre tecnologias e boas práticas do setor. O objetivo deste intercâmbio é fomentar o desenvolvimento de tecnologias com sustentabilidade operacional, social e ambiental.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apoia o evento por meio do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água, que tem competência de coordenar a implementação de ações de acesso à água através da dessalinização. Nesse sentido, o MMA apresentará o Programa Água Doce durante a programação do Seminário. Esta ação do Ministério do Meio Ambiente provê centenas de comunidades rurais do Semiárido com água de qualidade por intermédio da dessalinização de águas subterrâneas.

Outras boas práticas serão apresentadas na capital cearense, como a dessalinização de água do mar no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), na Região Metropolitana de Fortaleza e em Macau (RN). O evento terá, ainda, palestras sobre o panorama da dessalinização no mundo, na América Latina e no Brasil.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114