» mais
Comentar           Imprimir
Nacional
Sábado, 05 de maio de 2018, 03h33

ACRE ? Criadores de animais terão 300 toneladas de milho para Vendas em Balcão


Os primeiros lotes de um carregamento de 300 toneladas de milho que será disponibilizado a criadores de animais no Acre começaram a chegar, nesta semana, na unidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O produto é vendido a preço atacadista para pequenos produtores que utilizam o grão na ração animal.

Cerca de 40 toneladas de milho já estão disponíveis para aquisição por meio do Programa Vendas em Balcão (ProVB). A quantidade total do grão deve abastecer o estado durante todo o mês de maio. O transporte do produto deve ser finalizado na próxima semana, com a média de entrega de um caminhão por dia, no total de 7 viagens, aproximadamente.

Atualmente, existem 600 criadores cadastrados em todo o estado. A ação já era muito esperada pelos produtores, uma vez que o preço do milho hoje está em R$ 40,00 a saca de 50kg, e pelo ProVB é vendido a R$ 27,50. O estoque no estado é renovado de 3 em 3 meses, para assegurar a continuidade da ação.

Em abril, a regional comercializou um total de 243 toneladas do cereal, o que beneficiou 355 pequenos criadores de 12 municípios: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Feijó, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri. Desde janeiro até agora, a quantidade total de milho destinada ao Vendas em Balcão já chegou a mil toneladas.

O ProVB é executado na Unidade Armazenadora de Rio Branco, localizada nas mesmas instalações da sede da Superintendência Regional da Conab no estado. O Programa tem como objetivo permitir que criadores tenham acesso aos estoques oficiais do governo por meio de vendas diretas a preços compatíveis. Na unidade, cada criador pode comprar até 10 toneladas por mês para alimentar plantéis de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, entre outros.

Para participar do ProVB, é necessário fazer um registro prévio no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), disponível no site da Conab. A seguir, o criador pode ir à Unidade Armazenadora da Conab, levando copia do RG e CPF, além de comprovante da identificação, endereço e qualificação de suas atividades e escala de produção/consumo.

A Conab aceita documentos de outros órgãos de extensão rural ou entidades de classe pertinentes. No caso dos criadores de bovinos, também é necessária a apresentação de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. O pagamento é realizado à vista, via Guia de Recolhimento da União (GRU).

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114