» mais
Comentar           Imprimir
Nacional
Domingo, 13 de maio de 2018, 17h36

Inpa faz campanha para coletar óleo de cozinha usado para ser transformado em sabão


Coletar óleo de cozinha usado para ser transformado em sabão e derivados para posteriormente ser utilizado. Este é o objetivo da campanha Iançada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea).

Os resíduos serão coletados na portaria do Bosque da Ciência do Inpa, situado na rua Bem-te-vi, s/nº - Petrópolis. O material arrecadado será enviado ao Instituto Água, Floresta e Vida, uma organização privada sem fins lucrativos que exerce atividades de projeto socioambiental educacional em Manaus, parceira na campanha.

O óleo residual de frituras é um grande vilão para o ambiente. Quando jogado no ralo da pia, nos vasos sanitários ou descartado no lixo comum contamina o meio ambiente. O despejo inadequado contribui para a poluição das águas, do solo e até mesmo da atmosfera.

“A coleta de óleo é ao mesmo tempo uma ação de responsabilidade ambiental e um lembrete para que se restrinja cada vez mais o uso de frituras na alimentação”, explica uma das coordenadoras da campanha, a tecnologista Genoveva Azevedo.

Essa prática não traz somente prejuízos ambientais, mas também econômicos, além de contribuir com a proliferação de doenças. O óleo usado fica incrustado nos canos e vai atraindo pragas que podem causar várias doenças, além de obstruir a passagem das águas pluviais. Para reverter há grandes gastos tanto de manutenção da rede de esgoto, como no tratamento para que a água possa ser despejada de forma correta nos mananciais.

“Menos frituras, menos poluição, mais saúde”, lembra Azevedo, ao conclamar a população para que seja um agente propagador de boas práticas. “Aja e estimule condutas pró-ambientais de cuidado e corresponsabilidade na proteção de nossos recursos hídricos”, diz a tecnologista. “Informe seus familiares, amigos, vizinhos. Divulguem em condomínios, restaurantes, lanchonetes e escolas”.

Mais informações podem ser obtidas no Lapsea ou pelos telefones 3643-3361 (Genoveva), 3643-3145 (Adriana), 3643-3290 (Fernanda) no horário comercial.

Como fazer para coletar o óleo usado:

1. Espere o óleo esfriar.

2. Armazene em uma garrafa Pet.

3. Leve ao local de coleta.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114