» mais
Comentar           Imprimir
Nacional
Sexta, 08 de junho de 2018, 09h53

Chapada Diamantina registra menor índice de incêndios desde 2002


Maior problema do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o menor índice de incêndios dos últimos 16 anos da unidade de conservação foi registrado em 2017. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a área total atingida foi de cerca de 113 hectares, apenas 0,07% do território.

Ações integradas de prevenção, combate e investigação, retirada do gado da serra e ampliação da equipe de analistas ambientais, mesmo diante do clima mais seco e com menos chuvas, possibilitaram a redução. Em 2015, quando mais de 20% da área foi atingida pelo fogo, foram registrados cerca de 730 mm de chuva. Dois anos depois, com 100 mm a menos de chuvas, houve cerca de 20 vezes menos incêndios.

Outro fator é a conscientização da população. “Ela deixou de fazer queimadas e passou a dar apoio no combate e na denúncia aos infratores. Além disso, muitas atividades realizadas dentro do Parque Nacional, que sempre utilizaram o fogo, estão deixando de existir, como o garimpo, a criação de animais e a coleta de sempre-vivas", afirmou o gerente do fogo do parque, Luiz Coslope.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114