» mais
Comentar           Imprimir
Nacional
Sexta, 29 de junho de 2018, 11h32

Capitais do AC, AP, MS, MT, RO, RR e TO devem ter TV Aberta unicamente digital a partir de 14/08


O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, informou que ainda vão ser distribuídos 220 mil kits gratuitos da TV Digital nas capitais de Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e demais municípios próximos que devem passar a ter transmissão unicamente digital na TV Aberta a partir de 14 de agosto de 2018. Nessas regiões já foram distribuídos 340 mil kits, compostos por antena, conversor de sinal e controle remoto. A informação foi dada em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28) em Brasília.

Juarez Quadros solicitou à população que tem direito ao kit da TV Digital para não deixar a retirada do equipamento para a última hora, ainda faltam cerca de 45 dias para o desligamento do sinal analógico nessas sete capitais. O agendamento para a retirada pode ser feito pelo Portal da Seja Digital (www.sejadigital.com.br) ou pelo telefone 147. As famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros, têm direito a receber o kit gratuitamente. Ele explicou que os aparelhos que precisam da instalação são “televisores de tubo ou televisores de tela plana produzidos até o ano de 2010”. Quadros sugeriu que quem tem direito ao kit, mas já está digitalizado, doe às famílias que ainda não possuem a TV Digital e não tenham acesso ao kit gratuito.

Segundo o presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto, as últimas pesquisas mostram que, nas capitais a serem digitalizadas, 100% da população conhecem o desligamento do sinal analógico e as vantagens da TV Digital, uma maior qualidade de som e imagem em comparação com a da transmissão analógica. Atualmente, nessas regiões o acesso à TV Digital é de 80% das residências. Para o desligamento do sinal analógico na TV Aberta, a digitalização necessária é de 93%. Isso será avaliado por pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a ser apresentada na véspera do desligamento ao Grupo de implantação da TV Digital (conhecido como Gired), do qual Juarez Quadros também é presidente.

Com a digitalização da TV Aberta, a faixa de 700 MHz fica disponível para o uso da banda larga móvel, o que multiplica a velocidade de transmissão de dados em três vezes, chegando a 45 Megabits. Juarez Quadros afirmou que há uma competição entre as empresas de telefonia móvel para ofertar primeiro essa frequência aos consumidores, "isso é um grande benefício para 80% dos clientes que são donos de smartphones".

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114