» mais
Comentar           Imprimir
Nacional
Sábado, 06 de outubro de 2018, 15h14

Iluminação rosa na sede da CNM alerta para prevenção e tratamento do câncer de mama


.

A sede do movimento municipalista brasileiro está de rosa. Como manda a tradição, e com a responsabilidade de chamar atenção dos agentes públicos e da população de todo o país para a causa, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) abraça a campanha Outubro Rosa. O mês é celebrado por órgãos federais, estaduais e municipais, pelo terceiro setor e por empresas privadas para alertar sobre a prevenção do câncer de mama.

Localizado em Brasília, na 601 Norte – Módulo N, a cinco quilômetros da Praça dos Três Poderes, o prédio, que tem uma área construída de 10 mil m², passará o mês iluminado com a cor que representa o público alvo da campanha, as mulheres. Mas vale ressalvar que o sexo feminino não é o único que sofre com o mal, que também acomete os homens – ainda que em número reduzido.

A ideia é que as centenas de pessoas que passam pela sede da Confederação mensalmente, incluindo prefeitos, secretários, vereadores, parlamentares, chefes do Executivo federal e os próprios funcionários, reflitam sobre as medidas que têm tomado, no âmbito pessoal e profissional, para prevenir e contornar a doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca)/Ministério da Saúde (MS), serão 59.700 casos novos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-2019 no Brasil. Ou seja, há risco de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil).

Em razão dos números alarmantes e da proximidade com o Novembro Azul, que alerta para o câncer de próstata e é celebrado no mês seguinte, a CNM vai lançar campanha conjunta no final de outubro para abranger os dois males.

CNM


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114