» mais
Comentar           Imprimir
Nacional
Quarta, 17 de outubro de 2018, 18h03

SESAI promove treinamento de colaboradores para abordagens a indígenas isolados


A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) realizou, por meio do Departamento de Atenção à Saúde (DASI) e Distrito Sanitário Especial Indígena Vale do Javari (DSEI), oficina de qualificação para situações de contato com grupos isolados. O treinamento ocorreu nos dias 05, 09 e 10 de outubro de 2018, com o apoio da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari (FPE-VJ/FUNAI) e da Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC/Funai). A oficina contou, ainda, com instrutores técnicos do DSEI Tapajós e do Projeto Xingu (UNIFESP).

O objetivo da oficina foi preparar os profissionais para atuar junto aos Povos Indígenas Isolados durante ocorrências de contato, que é a situação durante e imediatamente após a quebra do isolamento. Esse momento é de extrema vulnerabilidade sócioepidemiológica para os indígenas. Para a prevenção de eventos negativos, aplica-se um plano de contingência específico.

A oficina de treinamento abordou aspectos territoriais e socioculturais dos indígenas isolados, o Plano de Contingência, imunização, ferimentos e feridas, acidente por animais peçonhentos e atendimento clínico, protocolos de segurança e conduta durante a situação de contato. A oficina foi realizada em duas etapas: a primeira mais teórica, na sede do DSEI Vale do Javari; a segunda, prática pertencente à FPE-VJ/Funai na Base Ituí.

Participaram da oficina servidores e colaboradores da Funai, profissionais do DSEI Vale do Javari e Médio Rio Purus, além do Condisi e lideranças indígenas locais.

Povos Indígenas Isolados
Grupos ou segmentos que, sob a perspectiva do Estado brasileiro, não mantêm contatos intensos e/ou constantes com a população majoritária, evitando contatos com pessoas exógenas a seu coletivo.

O DSEI Vale do Javari conta atualmente com cerca de dez referências confirmadas de povos indígenas isolados em seu território monitoradas pela Funai.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114