» mais
Comentar           Imprimir
Nacional
Quarta, 17 de outubro de 2018, 18h03

SESAI promove treinamento de colaboradores para abordagens a indígenas isolados


A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) realizou, por meio do Departamento de Atenção à Saúde (DASI) e Distrito Sanitário Especial Indígena Vale do Javari (DSEI), oficina de qualificação para situações de contato com grupos isolados. O treinamento ocorreu nos dias 05, 09 e 10 de outubro de 2018, com o apoio da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari (FPE-VJ/FUNAI) e da Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC/Funai). A oficina contou, ainda, com instrutores técnicos do DSEI Tapajós e do Projeto Xingu (UNIFESP).

O objetivo da oficina foi preparar os profissionais para atuar junto aos Povos Indígenas Isolados durante ocorrências de contato, que é a situação durante e imediatamente após a quebra do isolamento. Esse momento é de extrema vulnerabilidade sócioepidemiológica para os indígenas. Para a prevenção de eventos negativos, aplica-se um plano de contingência específico.

A oficina de treinamento abordou aspectos territoriais e socioculturais dos indígenas isolados, o Plano de Contingência, imunização, ferimentos e feridas, acidente por animais peçonhentos e atendimento clínico, protocolos de segurança e conduta durante a situação de contato. A oficina foi realizada em duas etapas: a primeira mais teórica, na sede do DSEI Vale do Javari; a segunda, prática pertencente à FPE-VJ/Funai na Base Ituí.

Participaram da oficina servidores e colaboradores da Funai, profissionais do DSEI Vale do Javari e Médio Rio Purus, além do Condisi e lideranças indígenas locais.

Povos Indígenas Isolados
Grupos ou segmentos que, sob a perspectiva do Estado brasileiro, não mantêm contatos intensos e/ou constantes com a população majoritária, evitando contatos com pessoas exógenas a seu coletivo.

O DSEI Vale do Javari conta atualmente com cerca de dez referências confirmadas de povos indígenas isolados em seu território monitoradas pela Funai.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114