Cuiabá | MT 24/04/2024
Nacional
Sexta, 26 de outubro de 2018, 12h45

Cooperação leva próteses dentárias a cerca de 1,5 mil moçambicanos


Capacitação de técnicos na produção de próteses dentárias e auxílio na estruturação de um laboratório em Maputo são os dois principais eixos da colaboração do Brasil para melhorar os níveis de saúde bucal da população de Moçambique. As ações levam a Moçambique a experiência bem sucedida do Brasil Sorridente, programa de atendimento dentário gratuito pela rede pública de saúde.

Por meio da cooperação, os moçambicanos têm conseguido dar andamento à proposta de forma autônoma. Responsável pelo setor de oficina dentária no Hospital Geral de Mavalane, Águeda Costa revelou que cerca de 1,5 mil pacientes já foram atendidos pelo primeiro laboratório público do país, que funciona desde 2016. Em uma clínica particular, o valor da prótese chega a R$ 2 mil. "Muitos aqui já podem sorrir, já podem comer”, disse.

Segundo a médica dentista Neyd Ombe, do hospital de Mavalane, a inovação foi bem recebida pela população. “Nós estamos fazendo as próteses e ajudando muita gente que tem dificuldades com falta de dinheiro”, afirmou.

Projeto de pesquisa
Intitulado Pesquisa em Saúde Bucal – Maputo, o projeto tem como objetivo conhecer as condições de saúde bucal dos moçambicanos. Com as informações em mãos, os dois países vão elaborar o planejamento e a avaliação das ações e serviços públicos oferecidos. A conclusão está prevista para 31 de dezembro de 2018.

Entre as atividades desenvolvidas estão: estimativa de tipos e a prevalência dos problemas dentários; identificação e caracterização do perfil socioeconômico; a utilização de serviços odontológicos; a autopercepção e os riscos à saúde bucal.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114