Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Quarta, 14 de novembro de 2018, 15h26

Novo livro aborda trajetória do diplomata Rubens Barbosa


Iniciado a partir de depoimentos para o projeto História Oral, da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), o livro “Um diplomata a serviço do Estado”, que será lançado pela Editora FGV, mostra a trajetória do diplomata e ex-embaixador Rubens Barbosa em suas missões representando o Brasil pelo mundo entre 1962 e 2004, incluindo o comando das embaixadas do país em Londres e Washington.

Rubens foi um dos protagonistas da diplomacia brasileira nos últimos 40 anos, sendo decisivo para a reaproximação do Brasil com a Argentina, para a criação do Mercosul, a valorização das negociações comerciais no Itamaraty, a firmeza do país nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), a transição civilizada do governo FHC para a gestão Lula no exterior, entre outros grandes trabalhos.

Nas páginas do livro, o diplomata explica os bastidores de decisões importantes que precisaram ser tomadas, de forma direta ou indireta, em prol da política externa brasileira. Com um relato franco, Barbosa apresenta a sua visão sobre os acontecimentos nesse meio século de vida dedicado aos assuntos do país.

“Ao longo da minha carreira, dentro e fora do Itamaraty, sobretudo quando passei a assumir funções de chefia, pautei-me pelo senso de prioridades claramente de­finidas. Aceitei e jamais recusei os desafios com que me confrontava, agindo com capacidade de iniciativa, dedicação exclusiva e lealdade à Casa de Rio Branco”, afirma.

Os lançamentos serão realizados durante o mês de novembro em Brasília (20/11), Rio de Janeiro (26/11) e São Paulo (27/11).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114