Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Quarta, 14 de novembro de 2018, 14h49

UNESCO apoia exposição em Brasília sobre patrimônio cultural da Eslovênia


Festa de Carnaval em Ljubljana, na Eslovênia. Foto: Flickr (CC)/MarySloA

A UNESCO e a Embaixada da Eslovênia inauguram na terça-feira (13), em Brasília, uma exposição sobre o patrimônio cultural e imaterial do país europeu. A mostra é a primeira do tipo no Brasil. Iniciativa apresenta imagens de festas, como o Carnaval esloveno, e jogos tradicionais, além de abordar culinária e artesanato típicos. Cerimônia de abertura acontece às 19h, no segundo andar da Biblioteca Nacional.

Dois dos 24 painéis da exposição trazem itens que fazem parte da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

A mostra tem a parceria da Delegação da União Europeia no Brasil e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Brasil (IPHAN). Com entrada franca, a iniciativa fica em cartaz na capital federal até 26 de novembro. Depois, segue para o Rio de janeiro, São Paulo e Recife.

Em 2008, a Eslovênia ratificou a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO (2005). O Museu Etnográfico Esloveno, desde 2011, atua como coordenador para a preservação dessas heranças e práticas culturais. O registro de bens imateriais é mantido pelo Ministério da Cultura. Ao final de 2017, o catálogo continha 61 itens. Dois deles foram inscritos na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114