Cuiabá | MT 20/04/2024
Nacional
Quinta, 27 de dezembro de 2018, 05h32

Dois novos sistemas propõem aprimorar a gestão e a comunicação dos Municípios com RPPS


Dois novos sistemas devem aprimorar a gestão e a comunicação dos Municípios com previdência própria. A Portaria 47/2018 – publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 20 de dezembro – autoriza a disponibilização do Sistema de Informações Gerenciais dos Regimes Próprios de Previdência Social (SIG- RPPS) e viabiliza o cruzamento de dados e a geração de informação. A plataforma prevê aperfeiçoar a gestão dos Regimes Próprios da União, dos Estados, dos Distrito Federal e dos Municípios.

O sistema pode fornecer subsídios para identificar situações relacionadas à cessação de benefícios previdenciários por óbito; ao recebimento indevido de benefícios previdenciários; à aplicação do teto constitucional, previsto no inciso XI do artigo 37 da Constituição Federal; e à acumulação indevida de cargos, empregos e funções públicas, observado o disposto nos incisos XVI e XVII do artigo 37 da Constituição Federal.

Os Entes federativos deverão encaminhar à Secretaria de Previdência, por meio do Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social (SIprev-Gestão), a base de dados dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. E o SIG-RPPS fará cruzamento de dados com as informações constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

A gestão do SIG-RPPS deve ser feita por até dois servidores, indicados pelo Ente federativo, que estarão autorizados a acessar o sistema. Os procedimentos operacionais a serem observados na utilização do sistema serão detalhados pela Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social.

Comunicação

Outra ferramenta divulgada, recentemente, propõe nova modalidade de comunicação dos Municípios com a subsecretaria de RPPS, o Sistema de Gestão Financeira e de Convênios (Gescon). De acordo com a informação publicada no site da Secretaria da Previdência/ Ministério da Fazenda, as dúvidas e documentos sobre normas e legislação serão armazenados no mesmo ambiente digital.

A partir de 2 de janeiro, Estados e Municípios com regime próprio devem se comunicar com a Subsecretaria dos RPPS por meio do Gescon-RPPS. O objetivo do sistema é aprimorar a comunicação dos governos municipais e estaduais com a área técnica dos regimes próprios da Secretaria da Previdência (Sprev). Dúvidas e documentos sobre normas e legislação ficarão armazenados num só lugar, com acesso automático ao histórico de consultas.

A Subsecretaria dos Regimes Próprios encaminhou ofício aos prefeitos dos 2.116 entes federativos que possuem RPPS, para que indiquem dois servidores responsáveis por cadastrar e liberar o acesso no Gescon-RPPS. A Escola de Administração Fazendária (Esaf) prepara curso de educação a distância (EAD) sobre o sistema para que os servidores possam aprender operacionalizar o sistema.

CNM




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114