Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Sexta, 25 de janeiro de 2019, 14h19

PF contabiliza déficit de 4.300 cargos ao avaliar meta de Bolsonaro sobre Operação Lava Jato


 A equipe do presidente Jair Bolsonaro divulgou nessa quarta, 23, as 35 metas para os 100 dias de governo. A meta de número 16 cita o “apoio à Operação Lava Jato, imediata recomposição do efetivo policial envolvido na operação, por meio de recrutamento para missões e remoções”. A medida é bem vinda, mas "é preciso realizar essa ação fortalecendo a PF como um todo, com eficiência e urgência" - adverte Tania Prado, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF SP) e Diretora da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

Confome ela, dados oficiais de menos de um mês atrás mostram uma realidade preocupante sobre a qual o atual governo precisa estar ciente.

 

"o concurso atual teve um custo de R$ 18 milhões para os cofres públicos, para selecionar apenas 500 novos policiais federais" - observa Tania.


"A Polícia Federal nunca teve tanto déficit em seu efetivo. Mesmo preenchendo todas as vagas do concurso que está em andamento e mesmo chamando todos os excedentes aprovados, o déficit permaneceria em exatos 3.155 cargos vagos" - contabiliza Tania.

Hoje, o déficit é de 4.310 cargos, sendo que somente 675 são de delegados de polícia. Também faltam 127 peritos criminais, 2.414 agentes, 965 escrivães e 129 papiloscopistas. "Para piorar, em 2019, já estão previstas as aposentadorias de outros 435 profissionais (63, só de delegados)" - antecipa a presidente.

Ela observa que "enquanto isso, o concurso em andamento prevê o preenchimento de 500 vagas - o que representa somente 11,6% do déficit atual. Com o aproveitamento dos outros 655 aprovados, a situação - embora ainda muito abaixo do ideal – ao menos melhoraria com pouco mais de 26,8% dos cargos vagos atuais sendo ocupados".

Vale ressaltar que o concurso atual teve um custo de R$ 18 milhões para os cofres públicos, para selecionar apenas 500 novos policiais federais, sendo que cerca de 1.200 aprovados estarão aptos a entrar na Academia Nacional de Polícia – ANP.

O SINDPF SP  - Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo - preocupa-se com esta situação e defende a ampliação das vagas no concurso em andamento ou a realização de novos certames. Somente com as aposentadorias já esperadas neste ano, os cargos vagos aumentarão para mais de 3,5 mil.

Sobre a meta 16, o Sindpf- SP acredita que não basta deslocar efetivo para apoio à Operação Lava Jato, utilizando policiais de outras unidades, haja vista que há outros setores funcionando com grave falta de pessoal. "É preciso nomear mais policiais para manter a qualidade e eficiência da instituição mais respeitada pelos brasileiros" pontua a delegada.


Tânia ingressou na PF em 2003, atuou em Foz do Iguaçú (PR) e nas áreas de polícia fazendária, repressão ao tráfico de drogas, corregedoria e combate à pedopornografia. É graduada em Direito pela Universidade de São Paulo. É Mestre em Segurança Pública na Universidade Jean Moulin, em Lyon, na França.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114