Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Sexta, 26 de novembro de 2010, 18h40

Rede hospitalar federal dá suporte ao atendimento de vítimas dos confrontos no Rio


A rede hospitalar federal do Rio deu início hoje (26) a um plano de contingência para atender vítimas dos ataques criminosos e confrontos com a polícia na cidade. Uma das unidades dessa rede é o Hospital de Bonsucesso, localizado próximo aos complexos de favelas da Penha e do Alemão. Implantado por determinação do Departamento de Gestão Hospitalar da rede federal, o plano prevê a suspensão de algumas cirurgias eletivas (sem caráter emergencial) realizadas nos hospitais de Bonsucesso, Andaraí, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e dos Servidores do Estado.

O plano de contingência visa a dar suporte às redes públicas de saúde estadual e municipal, oferecendo equipes médicas e leitos cirúrgicos das unidades federais como “retaguarda” a possíveis demandas que possam surgir diante dos últimos acontecimentos envolvendo o combate ao crime.

O papel de central de socorro às vítimas dos confrontos vem sendo exercido por uma unidade estadual, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), na Penha. Vizinha à Vila Cruzeiro, a unidade é considerada referência no atendimento a baleados, devido ao grande número de ocorrências policiais na região, ao longo dos últimos anos. Desde ontem, a unidade teve sua emergência reforçada e, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram suspensas as folgas de profissionais. Permanecem internados no HGV seis pessoas baleadas nos confrontos de ontem (25) entre policiais e traficantes.

Ainda como parte do plano de contingência da rede federal, os bancos de sangue mantidos nas seis unidades vão criar estoques que servirão como reserva para possíveis demandas. Esta iniciativa, segundo o núcleo do Ministério da Saúde no Rio, já está sendo executada em articulação com o Instituto Estadual de Hematologia (HemoRio).

O plano também suspende, por tempo indeterminado, as férias e licenças de equipes da área cirúrgica dos seis hospitais federais do Rio.

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114