Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Sábado, 22 de maio de 2021, 09h32

Manaus: a vida sobre pontes de madeira


.

 

A cidade de Manaus, capital do Amazonas, continua sendo invadida pela água do rio Negro, que no dia 19 de maio de 2021 atingia a segunda maior cota histórica no porto de Manaus, onde o nível do rio é medido diariamente desde 1902. A marca foi de 29,77 metros, sendo que o maior nível já registrado, em 119 anos de medições, foi em 21 de maio de 2012, com 29,97 metros.

 

O nível do rio Negro ainda não parou de subir e a água vai se espalhando por diversos bairros da capital amazonense, causando muitos transtornos para a população. Algumas ruas já estão fechadas pela água e alguns pontos comerciais também pararam suas atividades por causa da enchente provocada pela cheia histórica do rio Negro.

 

A vida sobre pontes de madeira

Todos os anos, a população Manaus enfrenta a enchente do rio Negro, que invade parte da cidade, obrigando a criação de soluções para contornar a enchente e continuar tocando a vida. Pontes de madeira vão sendo espalhadas pela cidade para que a população possa se locomover. As pessoas de lá já estão acostumadas e sabem como proceder, mas tudo fica muito mais difícil e custoso. Você que vive em terra firme consegue se imaginar nesta situação?

 

A maioria dos brasileiros não deve ter ideia do que é conviver com uma enchente tão abrangente quanto a que ocorre em Manaus com as cheias do rio Negro e que este ano está sendo muito maior do que outras. O Negro está tendo a segunda maior cheia em 119 anos de medições. O excesso de água está relacionado com fenômeno La Niña, que atuou no verão e neste outono, e que estimula mais chuva do que o normal sobre a bacia amazônica.

 

As imagens que você verá a seguir foram feitas por Thiago Leiria e foram compartilhadas com a Climatempo. Ele nos leva por algumas áreas de Manaus e mostra um pouco das dificuldades do dia a dia que a população vive sobre as pontes de madeira suspensas em meio às aguas do poderoso rio Negro.

 

 

 

Curiosidade

O rio Negro é navegável por 720 km. A cheia ocorre por causa do excesso de chuva no verão e outono no Hemisfério Sul e também pelo degelo dos Andes. É o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas. A água escura do rio é resultado da da decomposição da matéria orgânica de pântanos que ficam próximos do rio e de lama.

 

 

A cheia histórica do rio Negro fez com as águas invadissem mais áreas em Manaus. A enchente no centro da cidade causa prejuízos para os comerciantes. As imagens são de Thiago Leiria em 19/5/2021

 

 

 

 

As águas do rio Negro continuam invadindo Manaus. Passarelas de madeira são construídas para a passagem das pessoas. As imagens da enchente do rio Negro são de Thiago Leiria, em 19/5/2021

 

 

 

 

A cheia do rio Negro em 19 de maio de 2021 já era a segunda maior desde 1902, quando começaram as medições. O nível elevado da água já ameaça a feira flutuante. Imagens de Thiago Leiria

 

 

 

 

Água do rio Negro invade parte do porto de Manaus. Em 19 de maio de 2021, o nível do rio Negro na capital do Amazonas já era o segundo maior em 119 anos de medições. Imagens de Thiago Leiria.

 

 

 

 

Com a cheia história do rio Negro, em maio de 2021, as pontes de madeira são construídas em muitas áreas da cidade de Manaus, para que a população possa se locomover. Imagens de Thiago Leiria, em 19/ 5/ 2021

 

 

 

 

 

Com o nível do rio Negro muito acima do normal, os comerciantes de várias regiões de Manaus precisam fazer estruturas de madeira para elevar o piso dos pontos comerciais, para que não sejam atingidos pelas águas

 

 

 

 

Em 19 maio de 2021, o rio Negro já estava tendo a segunda maior cheia da história, desde o início das medições em 1902. Várias ruas de Manaus foram sendo fechadas por causa da enchente. Imagens de Thiago Leiria. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114