Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Domingo, 29 de agosto de 2021, 11h19

Facamp proporciona vivência de atividades essenciais da ONU em 8º ano do Famun


 

.

Com presença de especialistas das Nações Unidas, edição online adota o tema “Right to Development: Rise for All” e receberá mais de 300 participantes que irão debater e propor soluções para problemas reais relacionados a direitos humanos, desenvolvimento sustentável, resolução de conflitos e saúde global

 

São Paulo, agosto de 2021 - Na oitava edição, o FAMUN (FACAMP Model United Nations) será novamente promovido em plataforma online, devido à pandemia do novo coronavírus e, em 2021, elegeu um tema de relevância global: “Right to Development: Rise for All” (Direito ao Desenvolvimento: solidariedade por todos – em tradução livre). Entre 4 de 7 de setembro, a conferência – apresentada pela FACAMP (Faculdades de Campinas) desde 2013 e organizada por estudantes de Relações Internacionais da instituição – é aberta a alunos matriculados no Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares e Ensino Superior do Brasil e do exterior.

Para 2021, as inscrições se encerraram em tempo recorde (20 dias), mas os interessados podem conferir a transmissão da abertura e de encerramento pelo YouTube, sendo necessário apenas acessar o link do Canal FACAMP no YouTube. Nesse intervalo de 4 dias, os inscritos terão a experiência de entender como funcionam os órgãos e as entidades da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os participantes ainda terão a oportunidade de receber briefings de profissionais da ONU, engajando-se em campanhas e ações a fim de colocar a agenda da instituição em prática. Estão confirmados nomes como Pauline Eluère, Oficial de Comunicação do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR), Paloma Costa, a única jovem brasileira a compor um grupo de jovens conselheiros do Secretário-Geral da ONU para mudanças climáticas, e a ex-aluna da FACAMP, Beatriz Abreu, que atuou junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Neste ano, o FAMUN terá a presença de mais de 300 participantes, que se dividirão entre os mais variados papéis, como chefes de Estado e Governo e diplomatas. Há quem participe desde antes, como é o caso da estudante do 3º ano de Relações Internacionais da FACAMP, Laís Cavallin, 20 anos, que, depois de três anos envolvendo-se ativamente, chegou à posição de Secretária-Geral do FAMUN. “Além da experiência acadêmica em si e de ter publicações veiculadas, o evento me possibilitou experiências únicas, como moderar debates com mais de 70 pessoas. Já no segundo ano, fui diretora do Conselho de Segurança: um grande aprendizado. Em 2021, tenho a honra de liderar essa equipe com mais de 40 pessoas. Evoluí muito nos âmbitos pessoal e profissional”.

Além de ser organizado por alunos da própria instituição, o FAMUN 2021 tem a gestão de uma equipe de professoras de Relações Internacionais da FACAMP - Patrícia Rinaldi, Roberta Machado, Patricia Borelli e Rúbia Pontes. Os benefícios são incontáveis, destaca esse time. “O primeiro ganho é relacionado às soft skills, pois aprende-se a construir consensos, ter clareza, respeitar as diferenças e se posicionar de forma coerente e embasada. O segundo ponto positivo está relacionado à aquisição de conhecimento prático de assuntos geralmente vistos somente em sala de aula”, ressalta Rinaldi.

Nas atividades, os inscritos são encorajados a resolver problemas reais que tangem assuntos dos mais diversos, como a proteção de direitos humanos de mulheres e meninas, a Agenda de Imunização 2030 da Organização Mundial da Saúde - OMS, a implementação do acordo final de paz na Colômbia e soluções para assegurar o acesso de todos à energia sustentável. Os debates e tratativas se dão em português, inglês e espanhol.

Para se preparar para as negociações, cada um dos participantes elabora um documento de posição oficial do país que representará e um discurso sobre o tema a ser simulado. Ao final de cada edição, cada comitê e conselho do FAMUN elabora um documento oficial chamado “Resolução”, escrito coletivamente e consolidado em um texto. Inclusive, no ano de 2020, a resolução elaborada pelos participantes do Conselho de Direitos Humanos do FAMUN foi premiada pelo MUN Refugee Challenge, promovido pelo ACNUR.

Em todas as edições do FAMUN, os alunos da equipe organizadora escrevem artigos e relatórios sobre os temas da conferência, que são compilados em um e-book trilíngue. O livro do FAMUN 2021, “Right to Development – Rise for All”, traz relatórios escritos pelos alunos de Relações Internacionais da FACAMP, sob supervisão e orientação das professoras coordenadoras.

Sobre o Famun:

O Famun - Facamp Model United Nations - foi criado em 2013 com o objetivo de proporcionar a estudantes brasileiros uma experiência acadêmica inovadora. Ao desempenhar as funções de Chefes de Estado e de Governo, Ministros e Diplomatas, participantes discutem questões de grande relevância internacional. É uma oportunidade para os jovens trocarem ideias e criarem soluções para problemas globais.

Os participantes representam tais papéis em diferentes órgãos da ONU: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho de Direitos Humanos e a Assembleia Mundial da Saúde. No início da simulação, funcionários da ONU, especialistas nos temas discutidos, participam de um diálogo interativo com os participantes, fornecendo informações, dados e os principais insights de cada tópico.

Em 2021 (assim como em 2020), continuará a oferecer uma experiência única na modalidade remota. “A migração para o modelo online foi uma transição que a própria ONU passou. Já em 2020, notamos que houve benefícios, como a democratização geográfica do Famun: tivemos participantes do País todo”, acrescenta Patrícia Rinaldi.

O Famun é um evento organizado de acordo com o padrão internacional definido pelo WIMUN (WFUNA International Model United Nations) da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA, na sigla em inglês). O FAMUN é a primeira simulação brasileira afiliada ao WIMUN e segue todas as orientações da simulação referência no tema. Isso significa que as regras de procedimento são exatamente as mesmas da ONU, assim como as práticas de negociação e tomada de decisões. A FACAMP é pioneira e a única na América do Sul a adotar a abordagem WIMUN. 

FAMUN 2021
Data: 04/09 a 07/09
Horário: 9h às 18h
Aberto ao público: cerimônia de abertura e cerimônia de encerramento
Mais informações: www.famun.com.br e www.facamp.com.br

Sobre a FACAMP – A FACAMP foi fundada em 2000 pelo empresário Eduardo da Rocha Azevedo, ex-presidente da BOVESPA e da BM&F, e pelos professores João Manuel Cardoso de Mello, Luiz Gonzaga Belluzzo e Liana Aureliano, economistas brasileiros influentes e também criadores da UNICAMP. Com cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de negócios e engenharias, a FACAMP se estabeleceu como uma das principais faculdades de formação de executivos do Brasil. Atualmente, mais de 97% de todos os formados pela FACAMP estão empregados em grandes empresas do Brasil e do mundo ou comandam seus próprios negócios. O índice de empregabilidade e um projeto educacional multidisciplinar, inovador e integrado garantem o reconhecimento do mercado de trabalho corporativo.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114