Cuiabá | MT 19/04/2024
Nacional
Terça, 04 de janeiro de 2011, 15h06

Garibaldi destaca avanços da Previdência Social nos últimos anos


Brasília – Ao assumir o cargo na tarde desta segunda-feira (3), o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, disse que comandar a estrutura da Previdência brasileira será um dos maiores desafios de sua trajetória política. “Confesso que a tarefa que hoje assumo se configura como uma das mais árduas de minha vida. Árdua pela sua magnitude e por seu objetivo precípuo, que é o bem estar e a segurança da população idosa”, declarou.

O vice-presidente da República, Michel Temer; prestigiou a transmissão de cargo do ministro Garibaldi. Também estiveram presentes os ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Wagner Rossi (Agricultura), Raimundo Carneiro (Tribunal de Contas da União); os senadores Fernando Collor e Valdir Raupp e o deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Ao falar sobre o aumento da expectativa de vida dos brasileiros – hoje em 73,2 anos, segundo dados do IBGE –, Garibaldi Alves destacou a urgente inclusão de todos os idosos na cobertura previdenciária. “É preciso impor, ainda, a meta para incluir no Regime Geral da Previdência Social parcela significativa da população economicamente ativa, que continua de fora, principalmente os trabalhadores do mercado informal”, complementou.

Garibaldi defendeu ainda que a discussão sobre a reforma da Previdência seja feita de forma planejada e articulada. “As questões impõem intrincados desafios, como o de buscar equilíbrio entre tempo de contribuição e tempo de recebimento, desafios inerentes ao fator previdenciário”, disse.

O ministro afirmou estar consciente de que é preciso estreitar os controles e medidas de combate à sonegação e às fraudes, além de reforçar e consolidar os programas de resgate dos créditos do INSS junto às empresas e instituições devedoras. “Não podemos e não devemos fechar os olhos aos buracos negros por onde se esvaem grandes parcelas de recursos do sistema previdenciário. Urge, portanto, manter o equilíbrio das contas do INSS”.

Ao encerrar sua fala, Garibaldi Alves destacou a importância da Previdência Social no sucesso econômico do país e disse que este é um fato de orgulho para o próprio ministro. “A Previdência constitui o maior fator de estabilidade econômica para o país. No conjunto das políticas públicas, é o mais abrangente programa de distribuição de renda”, completou.

O ministro Garibaldi Alves assume o posto de Carlos Eduardo Gabas, que voltará à Secretaria Executiva do MPS, cargo que ocupou entre agosto de 2005 e abril de 2010, quando foi nomeado ministro.

Currículo - Garibaldi Filho se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e também atua como jornalista. Em 1966, assumiu a chefia da Casa Civil da prefeitura de Natal, na época governada pelo tio, Agnelo Alves. Em 1970, foi eleito deputado estadual, reelegendo-se por três vezes consecutivas. Foi filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e, com o fim do bipartidarismo em 1979, entrou no PMDB.

Após ser eleito prefeito de Natal em 1985, Garibaldi elegeu-se senador em 1990. Cumpriu o mandato até 1994, quando venceu em primeiro turno as eleições para governador do Rio Grande do Norte, sendo reeleito em 1998. Voltou ao Senado nas eleições de 2002 e se reelegeu em 2010.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114