Cuiabá | MT 23/04/2024
Nacional
Quinta, 13 de janeiro de 2011, 10h12

UOL é a empresa mais citada nas redes sociais, aponta pesquisa


Um estudo da Miti Inteligência, realizado com as 18 melhores empresas de 2010, escolhidas pela revista Exame, mostra que a UOL é a companhia mais citada no Twitter e Facebook, com 11.508 dos posts (40,6%). A pesquisa monitorou as empresas por uma semana nas redes sociais, entre 15/12/10 a 21/12/10. Nas redes, o UOL é mais citado de forma neutra, já que muitos usuários apenas reproduzem o conteúdo, sem fazer juízo de valor. No entanto, o estudo não detalha os números de menções negativas e positivas do portal.

O resultado é consequência da forte atuação do portal nas redes sociais, que mantém dez perfis no Twitter, um para cada editoria.

TAM é a mais criticada da rede
A pesquisa também mapeou a Fiat, Klabin, CBMM, EMS Sigma Pharma, Atlas Schindler, B2W, CPFL, CSN, Souza Cruz, Telefônica, Refap, BR Distribuidora, TAM, Cielo, UOL, Galvão, Semp Toshiba e Hering. A TAM (8970 posts) aparece como segunda colocada entre as mais citadas, seguida pela Fiat (3415 posts). Apesar do número de citações, a TAM se destaca pelo número de mensagens negativas (58,20%), com apenas 35,16% neutras e 6,64% positivas.

Das 18 melhores empresas, quatro não apresentam perfil nas redes sociais, são elas: CBMM, Galvão Engenharia, Souza Cruz e EMS Sigma Pharma. A CBMM é a companhia com menor número de citações nas redes.

“O que se percebe é que, de modo geral, as grandes corporações do setor da indústria não têm atuação efetiva nas redes sociais, pois consideram que seu mercado está voltado aos players e não ao consumidor final. Entretanto, é fundamental que essas empresas fortaleçam sua imagem junto a esse consumidor, pois ele influencia diretamente as ações de varejo e serviços, por exemplo”, avalia Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing, da MITI Inteligência.

Fora das redes, mas na cabeça dos internautas
É claro que as empresas que não possuem perfis nas redes sociais apresentam um baixo número de menções na web. No entanto, isso não impede que os internautas comentem sobre a companhia, apesar de não receber nenhuma resposta.

Mesmo com as restrições de propaganda impostas pelo governo às empresas tabagistas, a Souza Cruz, que não possui perfis nas redes, aparece em posts do Twitter e Facebook, com a maioria de comentários neutros e alguns até positivos. A companhia fica à frente da Semp Toshiba, Repaf e B2W, que atuam nas redes.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114