Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Quinta, 10 de fevereiro de 2011, 11h05

Senadoras querem dar prêmio Bertha Lutz à presidente Dilma Rousseff


A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou, há pouco, ao Plenário, um requerimento assinado por senadoras no qual elas pedem que o Senado conceda à presidente da República, Dilma Rousseff, o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz. A premiação ocorre no início de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Gleisidisse que, embora as inscrições para o prêmio tenham sido encerradas em novembro, o fato de Dilma ser a primeira mulher eleita para o cargo de presidente da República justificaria a inclusão extemporânea do seu nome. Ela pediu apoio dos senadores para tanto.

O prêmio Berta Lutz foi instituído pela Mesa do Senado em 2001 como forma de homenagear mulheres de todo o país que tenham prestado relevantes serviços na defesa dos direitos femininos e em questões de gênero.

Bertha Maria Júlia Lutz, que dá nome ao prêmio, nasceu em São Paulo, em 2 de agosto de 1894. Era filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do cientista e pioneiro da Medicina Tropical Adolfo Lutz. Tornou-se líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras por ter sido responsável pela aprovação da legislação que lhes outorgou o direito de votar e serem votadas.

Fonte: Agência Senado




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114