Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Quinta, 10 de fevereiro de 2011, 11h35

Projetos patrocinados pela Petrobras se reúnem em Dacar


Nos dias 10 e 11 de fevereiro, os projetos sociais brasileiros patrocinados pela Petrobras se encontrarão na Casa Brasil, durante o Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, no Senegal. O objetivo é apresentar suas experiências e trocar informações sobre os projetos.

No primeiro dia, estarão reunidas as instituições ligadas à igualdade de gênero e ao movimento de catadores de material reciclável. Haverá apresentações do Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e Sexual, Projeto Mão na Massa, Projeto Casa de Mulheres do Nordeste, Grupo de Resistência Asa Branca e Associação Previdência de AIDS. Em seguida, se apresentarão duas iniciativas de catadores: Projeto Cataunidos e Projeto Minuano.

No dia 11, haverá apresentações do Projeto Social Escola Olodum, Projeto Cidadania Quilombola, Incubadora Afro e Central Única de Favelas, que atendem ao público afrodescendente no Brasil. Em seguida, as instituições ligadas à agricultura e à comunidades rurais mostrarão os projetos Umbuzeiro, Educação no Campo e Formação Camponesa e Bioconstrução.

As apresentações acontecerão na sala de projeção da Casa Brasil, que desde o início do Fórum se tornou um ponto de encontro dos brasileiros. “A Casa Brasil é uma iniciativa que temos desde 2006, quando o Fórum Social Mundial foi realizado em Caracas, na Venezuela. É um espaço do governo brasileiro, da Petrobras e das organizações do Terceiro Setor para que as instituições brasileiras se integrem, tragam seus projetos e se fortaleçam”, destaca Janice Dias, gerente de Programas Sociais da Petrobras.

Serviço:
Fórum Social Mundial 2011 - projetos patrocinados pela Petrobras
Data: 10 e 11 de fevereiro de 2011
Horário: 9h30 às 12h
Local: Maison du Brésil (Universidade Cheik Anta Diop, em frente à biblioteca), Dacar (Senegal)

Sobre os projetos

NEACA - Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e Sexual
O Neaca atende atualmente mais de 700 pessoas vítimas de violência doméstica e sexual na cidade de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Criado em 1989 pelo Movimento de Mulheres de São Gonçalo, o projeto realiza acompanhamento nas áreas de serviço social, psicologia, jurídico, educação e saúde. O projeto dedica-se aos casos de violência constatada, que são encaminhados pelos órgãos e serviços que fazem parte da rede de proteção especial, como Conselhos Tutelares, Promotorias de Infância e Juventude, Vara de Infância e da Juventude, entre outros. Em 2010, o núcleo inaugurou sua sede própria, comprado com recursos do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, que possibilitará a ampliação dos atendimentos.

Projeto Mão na Massa
O Projeto Mão na Massa capacita mulheres entre 18 e 45 anos para trabalhar na construção civil, no Rio de Janeiro. Desde 2008, o projeto formou 210 mulheres sendo que mais de 70% estão empregadas no mercado formal ou prestando serviços autônomos, como encanadoras, pedreiras, pintoras e carpinteiras de fôrmas. O impacto positivo na renda pode ser medido pelo aumento de 14 vezes no salário médio das operárias inseridas no mercado de trabalho. Com a qualificação, a renda média mensal familiar das operárias já formadas passou de R$ 44 para R$ 630. O projeto é patrocinado desde 2006 pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania, na linha de educação para qualificação profissional.

Projeto Casa de Mulheres do Nordeste
O projeto tem o objetivo de fortalecer a capacidade produtiva de mulheres rurais e urbanas do Nordeste, atuando com políticas públicas e consolidando práticas de Economia Solidária. Para isso, a instituição busca inserir essas mulheres no mercado e estimular processos de comercialização em rede, contribuindo para a geração de renda. A rede também visa garantir acesso ao crédito e novos canais de comercialização para seus produtos. O projeto foi selecionado na edição 2010 do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Grupo de resistência Asa Branca
O projeto contribui para o desenvolvimento do turismo socioambiental no Ceará. Através do Centro de Formação Juvenil para o Turismo Patativa do Assaré, o Grupo Asa Branca possibilita a integração de 240 jovens de 18 a 29 anos no mercado de trabalho de turismo no estado. O projeto foi selecionado na edição 2010 do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Projeto Cataunidos
Rede que agrega 9 associações de catadores na região metropolitana de Belo Horizonte com 500 participantes. A Cataunidos existe desde 2004 e conta com patrocínio da Petrobras desde 2006. O projeto cuida da comercialização dos produtos e do pré-beneficiamento do material plástico recolhido. Depois da criação da rede, a renda dos catadores aumentou 30%.

Projeto Minuano
O projeto reúne associações de catadores de material reciclável de 38 municípios do Rio Grande do Sul, totalizando uma rede de 850 catadores. O Minuano promove ações de capacitação profissional e inclusão socioeconômica através de treinamento, fornecimento de equipamentos e suporte à comercialização dos produtos.

Projeto Social Escola Olodum
Existe há 27 anos e é um projeto pioneiro no Brasil. Depois dele, muitos seguiram seu formato com inclusão social através da música. Patrocinado pela Petrobras há quatro anos, a Escola Olodum atende 360 crianças, adolescentes e jovens, entre 7 e 21 anos com atividades educacionais, que incluem oficinas de percussão, canto, coral, aulas de informática, de produção cultural, entre outros, Além disso, todos os jovens passam pelo curso de formação de liderança.

Projeto Cidadania Quilombola
O projeto visa promover o fortalecimento da organização produtiva de 12 comunidades quilombolas do município de Cachoeira, na região do Recôncavo Baiano. Serão promovidas ações de qualificação profissional voltadas para o processo de organização da produção e da comercialização, contribuindo para geração de renda das comunidades. Serão realizadas ações de fortalecimento dos núcleos de produção das comunidades, como o núcleo de produção de mel, de cultivo de ostras e de artesanato. A previsão é beneficiar 300 famílias da região. O projeto foi selecionado na edição 2010 do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Incubadora Afro Brasileira
A Incubadora Afro Brasileira atua na produção de soluções sustentáveis que tenham como foco o desenvolvimento de negócios liderados por empreendedores oriundos dos segmentos mais vulneráveis da sociedade brasileira. Seu objetivo é contribuir para a diminuição das desigualdades de oportunidades no mercado, que afetam especialmente empreendedores afro brasileiros, egressos do sistema penitenciário, minorias e pessoas que vivem sob risco social. O projeto busca implementar uma agenda de formação, aperfeiçoamento e promoção de negócios, produtos e serviços tendo como perspectiva a plena inserção dos empreendedores atendidos em redes formais de produção, distribuição e comercialização de bens e valores de consumo. O projeto já atendeu 1050 empreendedores na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Projeto Umbuzeiro
Lançada em 2009 com patrocínio da Petrobras, a Escola Umbuzeiro contribui para a formação de agricultores familiares de 7 municípios do semiárido baiano para que se tornem educadores populares rurais. O processo de formação inclui a atuação junto às famílias de suas comunidades para que levem a cabo práticas de desenvolvimento sustentável, tais como uso de técnicas agroecológicas apropriadas ao semiárido, policultivos, organização comunitária, permacultura, bioconstrução, entre outros. Tais ações visam o aumento da segurança alimentar das famílias além do exercício da autonomia dos grupos.

Educação no campo
Projeto de formação continuada de professores sobre questões da educação no campo. O projeto atua em 23 municípios da serra de Santa Catarina, com 450 professores da rede municipal e 50 gestores e foi selecionado no edital de 2007 do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114