Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Segunda, 21 de fevereiro de 2011, 13h10

Ronaldo Fenômeno se dedicará ao marketing esportivo


Ex-atleta comandará a 9ine, com participação ativa do grupo WPP

“Tem certeza de que estamos prontos?”. Estas foram as primeiras palavras de Ronaldo em sua despedida oficial dos gramados, durante a coletiva realizada na última segunda-feira (14) no Parque Ecológico, no centro de treinamento do Corinthians, último clube que o recebeu profissionalmente, depois de Cruzeiro, PSV, Barcelona Inter de Milão, Real Madrid e Milan. Claro que o Fenômeno se referia à equipe técnica que promovia o evento, mas a psicologia apontaria fortes indícios de seu inconsciente questionando se já estava na hora de parar.

Emocionado, o ex-atleta não esqueceu de saudar a todos os envolvidos em sua vitoriosa carreira, com o fim de seu discurso já indicando sua futura ocupação. “Essa carreira foi linda, emocionante. Foram muitas derrotas, infinitas vitórias, muitos amigos, nenhum inimigo. Agradeço a todos os clubes por onde passei, aos jogadores que dividiram o gramado comigo, à torcida, treinadores e patrocinadores, especialmente a Ambev e a Nike, que acreditaram em mim desde o início da minha carreira, me apoiaram em todos os momentos e ainda vamos continuar juntos em novos projetos”, destacou, sem esquecer dos atuais Claro, que patrocina a presença dele no Twitter e lhe coloca como protagonista de suas campanhas de varejo; e a Hypermarcas, que em suas palavras “bancou todo o projeto Corinthians”.

A ligação de Ronaldo com o esporte e com patrocinadores deve ser mesmo sua principal ocupação daqui para frente. “Meu futuro já está encaminhado. Continuarei ligado ao Corinthians, devendo atuar como ‘embaixador institucional’, levando sua marca para o maior número de lugares possíveis e também atraindo investimentos. A partir de agora, também vou me dedicar à minha agência e à minha fundação”, concluiu o craque durante a coletiva.

A entidade citada é a “Criando Fenômenos”, projeto antigo que visa revelar e apoiar novos talentos do esporte. Já a agência é a 9ine, que Ronaldo inaugura oficialmente em março, em sociedade com o empresário Marcus Buaiz e com o WPP, mas que começou a ser idealizada em junho de 2010, após o encontro entre o Fenômeno e Sir Martin Sorrell, ceo do grupo global de comunicação, costurado por Sérgio Amado e Luiz Fernando Musa, respectivamente presidente e diretor geral da Ogivy – pertencente ao WPP. “Estamos montando toda a operação, que estará em pleno funcionamento em março. Enquanto a sede da agência não fica pronta, já realizamos por aqui, no escritório da Ogilvy, alguns dos primeiros negócios, como o anúncio do Anderson Silva, primeiro atleta da 9ine, e a parceria com a Hypermarcas, que patrocinou sua luta com Victor Belfort pelo UFC (realizada no último dia 6, em Las Vegas, com vitória de Silva ainda no primeiro round)”, explicou Musa.

Uma equipe exclusiva e independente está sendo montada para atuar no escritório da agência, que terá sede no Alto de Pinheiros, em São Paulo. Apesar de contar com diversos especialistas das áreas de publicidade e marketing, Ronaldo terá participação constante no dia a dia do negócio. “Já participo efetivamente da empresa e ajudo com a experiência que acumulei no futebol durante todos esses anos. Agora, com a minha aposentadoria dos gramados, passo a dedicar um tempo muito maior à 9ine que, ao lado da fundação, serão minhas principais atividades. Como sócio da empresa, continuo fazendo o que amo: trabalhar com esporte”, destacou Ronaldo em entrevista ao propmark.

A agência terá dois focos principais. O primeiro é o gerenciamento da carreira de atletas, seja em sua atuação profissional, seja em relação à sua imagem e publicidade. O segundo é voltado aos grandes anunciantes – especialmente aos atendidos por empresas do WPP – que pretendem iniciar ou manter uma estratégia de marketing ligada à pratica ou modalidades esportivas. “Nesse primeiro ponto, o próprio Ronaldo tem muita experiência, já que ele teve intenso contato com marcas e patrocinadores desde o começo de sua carreira. No segundo, seu nome será fundamental para atrair grandes clientes, que sabem que o esporte deixou de ser um assunto esporádico para se tornar uma estratégia constante, um pilar dentro de sua comunicação”, reforçou Musa.

Tendo Anderson Silva como único negócio oficial até o momento, a 9ine deve ser inaugurada já com grandes novidades. Apenas na área de atletas, a empresa já tem conversas avançadas com Neymar, um dos mais cobiçados talentos do futebol atual; e Kaká, que atuou ao lado de Ronaldo no Milan e na Seleção Brasileira, hoje uma dos “Galáticos” do Real Madrid, da Espanha.

O gerente geral da Ogilvy – que assim como Amado não deve integrar oficialmente a equipe da 9ine, mas provavelmente estará vinculado à empresa como conselheiro – também acredita que Ronaldo não terá dificuldades em participar de todas as etapas de seu novo negócio. “Ele entende do marketing como um todo. O projeto do @ClaroRonaldo (idealizado pela Ogilvy para a Claro, em que o Fenômeno controla o Twitter da operadora) teve participação ativa dele. Toda a experiência no Corinthians, seu contato e contrato com a Hypermarcas, também foi muito proveitoso”, ressaltou Musa. “Ele é um cara que emite opinião, ouve a dos outros, aprende muito rápido e tem muita intuição”, completou.

Apesar de não atuar mais nos gramados, a “Marca Ronaldo” está longe de ser desvalorizada. No dia seguinte à sua aposentadoria, a Ambev fez questão de renovar seu patrocínio ao craque até 2016, relacionando sua imagem especialmente aos produtos Guaraná Antarctica e Brahma. A Nike tem contrato vitalício com o Fenômeno desde o início de sua carreira, devendo continuar a explorar sua imagem comercialmente, bem como em linhas de produtos – como a bem-sucedida R9. Claro e Hypermarcas, mais recentes no apoio ao ex-jogador, também demonstraram, em anúncios de apoio veiculados após sua decisão de deixar os gramados, intenção de prorrogar a parceria por tempo indeterminado.

“Aprendi muito em todos esses anos de futebol e isso certamente só tem a contribuir para os nossos negócios”, reafirmou Ronaldo, respondendo àquela primeira questão.

Promark - Karan Novas




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114