Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Sexta, 25 de fevereiro de 2011, 08h58
Programa Petrobras Ambiental

Projeto de preservação de ariranhas e lontras é lançado no Pantanal



Objetivo é salvar esses mamíferos da extinção. Projeto será sediado em Cáceres, região com maior ocorrência dos animais

Está sendo lançada essa semana, na cidade de Cáceres, no Pantanal Matogrossense, o projeto Pantanal: Ariranhas e Lontras. O objetivo da iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, é pesquisar e proteger ambas as espécies, ameaçadas de extinção, além de implementar ações de educação ambiental na região. O alvo do projeto é proteger esses dois animais, só encontrados na América do Sul, mais especificamente na região pantaneira.

 Dados biológicos da IUCN (International Union for Conservation of Nature) indicam uma população total de ariranhas entre mil e cinco mil exemplares presentes na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela - sendo cerca de 500 indivíduos no Pantanal. Isto representa no mínimo 10% da população total podendo chegar a até 50% da estimativa, presente só no Pantanal. Precisamos considerar estes dados com atenção. São poucos indivíduos, o que só aumenta nossa responsabilidade, explica o coordenador técnico do projeto, o ecólogo Douglas Trent, da SCDC Desenvolvimento Sustentável, parceira da Fundação Darcy Ribeiro para realização do projeto.

 A sede do Pantanal: Ariranhas e Lontras será a cidade de Cáceres, no Mato Grosso. A localização foi estrategicamente analisada, já que lá se encontra a maior evidência desses animais. No entanto, sua abrangência será bem mais ampla, se iniciando no Rio Paraguai, 20 km depois de Porto Conceição e chegando ao ponto sul da Estação Ecológica de Taiamã.

 Com relação à educação ambiental, está sendo lançado o programa Conexão com a Natureza: Conhecer para Preservar uma lição de vida, voltado aos moradores, cuja economia é basicamente centrada na pesca e agropecuária. Ele será direcionado às escolas, turistas, pescadores e comunidades locais e realizado por meio de barcos/escola e barco/pesquisa, que se deslocará pelo curso do rio Paraguai, no trecho situado entre a cidade de Cáceres/MT e a Estação Ecológica de Taiamã. A meta é atender diretamente cerca de 11.800 pessoas em dois anos do projeto. O total de beneficiados deve chegar a quase 87 mil habitantes.

O Projeto Pantanal: Ariranhas e Lontras propõe estabelecer uma rede de cooperação, por meio da construção de um espaço ampliado de participação socioambiental, para o qual confluam ações e iniciativas propostas pelos parceiros, gestores e comunidades envolvidas.

Fotos: Douglas B. Trent - focustours




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114