Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Quinta, 17 de março de 2011, 10h37

Empresa produz embalagens exclusivas para o descarte correto de lâmpadas fluorescentes


A Mazurky, empresa parceira no Programa de Eficiência Energética do Governo do Estado de São Paulo, irá produzir 20 mil caixas para o transporte adequado das lâmpadas

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), desde 2007, promove o Programa Eficiência Energética, que consiste, por meio de convênios com concessionárias de energia, na troca de lâmpadas, luminárias e reatores das escolas municipais e estaduais por modelos mais eficientes e econômicos. Para dar suporte ao projeto também foi implantado um Programa de Descarte, já que as lâmpadas apresentam um alto grau de contaminação, prejudicando a saúde e o meio ambiente, além do risco de acidentes na hora de manusear e transportar este tipo de material.

Como forma de contribuir para que todo o processo seja ambientalmente correto, a Mazurky, empresa especializada na fabricação de embalagens e caixas de papelão ondulado, localizada no ABC Paulista, irá fabricar modelos adaptados e exclusivos de caixas para acondicionar e transportar as lâmpadas substituídas. Em um primeiro momento, serão 20 mil caixas para o descarte de 1,5 milhão de lâmpadas. “A preocupação com a questão ecológica é fundamental, por isso, produzimos essas embalagens com material totalmente reciclado e com selo FSC (Forest Stewardship Council) – o certificado verde mais reconhecido em todo o mundo –, garantindo a origem do produto”, afirma Eduardo Mazurkyewistz, diretor da empresa.

Ainda segundo o empresário, o projeto demonstra que a parceria público-privada pode resultar em grandes benefícios para a sociedade. “Empresas privadas e esferas governamentais podem atuar em conjunto para a preservação do meio ambiente, consumo consciente e racionalização de recursos. Na verdade, atualmente, este olhar é essencial para qualquer empresa, resultado do maior nível de informação e exigência do consumidor brasileiro. Não é mais um diferencial, mas requisito básico”, resume Eduardo Mazurkyewistz.

Redução de 15% no consumo mensal de energia

O Programa Eficiência Energética, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), além de contribuir para a redução de gastos com o consumo de energia, cumpre a Lei Federal 9.991/00, que determina a aplicação pelas concessionárias de energia elétrica de 1% da Receita Operacional Líquida (ROL) em Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Projetos de Eficiência Energética. Segundo o coordenador administrativo da SEE-SP, Gennaro Soria, a redução no consumo mensal de energia é de, em média, 15% e a intenção é levar o projeto a todas as escolas do Estado de São Paulo.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114