Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Quarta, 23 de março de 2011, 16h24

Agenda 21 de São Gonçalo destaca saneamento básico


Petrobras participa da iniciativa de responsabilidade socioambiental lançada amanhã, 24/3

O cuidado com o saneamento básico e a preservação ambiental são as principais ações propostas na Agenda 21 de São Gonçalo, a ser lançada amanhã, quinta-feira (24/3). O município, assim como as demais cidades do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), integra a iniciativa de responsabilidade socioambiental da Petrobras. A Companhia cria e fomenta processos da Agenda 21 nos municípios da região do Comperj com a parceria do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro. A Agenda colabora para estruturar modelos sustentáveis de desenvolvimento nas localidades envolvidas.

"A preocupação com o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população fazem parte das políticas públicas do governo. É motivo de muito orgulho para a cidade poder realizar, participar e receber os participantes desse projeto", diz a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset.

As ações previstas pela Agenda 21 devem ser empreendidas pelos governos locais, regionais e nacionais, em articulação com os demais setores. O plano é elaborado mediante a mobilização de todos os setores da sociedade, em torno de um diagnóstico do município e de um planejamento do futuro, com foco no desenvolvimento sustentável.

"São Gonçalo é um município muito populoso. Esse trabalho vem justamente buscar a participação de toda a população nas discussões sobre o que o município necessita, em termos de políticas públicas, e quais oportunidades podem ser aproveitadas", destaca Ricardo Frosini, representante da Petrobras e coordenador da implantação das Agendas 21 Locais. O Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) engloba 16 temas, tais como cultura, educação, habitação, meio ambiente, saneamento, saúde, segurança e transporte.

"A melhoria da qualidade da água e do ar é uma preocupação muito grande em nossa cidade, que ainda precisa amenizar o índice de contaminações", afirma Marco Antônio Muniz Manhães, coordenador do Fórum da Agenda 21 de São Gonçalo. "O Rio Imboaçu, que nasce na Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno, é uma importante bacia que deságua na Baía de Guanabara. Este rio nasce e desemboca em São Gonçalo. Há um grande projeto que utilizará recursos do PAC I e do PAC II, que prevê intervenções que vamos realizar na bacia do rio. Essa macrodrenagem, inédita no município, vai acabar com as inundações, reduzindo os possíveis problemas advindos da poluição", completa.

Até julho deste ano, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, Saquarema e Silva Jardim terão suas Agendas 21 Locais lançadas. O lançamento da primeira Agenda, a de Teresópolis, ocorreu em dezembro do ano passado.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114