Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Sexta, 13 de maio de 2011, 19h30

Bancários vão às ruas por mais contratações de negros e negras nos bancos


A ação ocorreu embalada pela capoeira no dia da abolição da escravidão

Ao som de berimbaus e pandeiros que o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) foi à rua por mais contratações de negros e negras nos bancos. A ação marcou o dia da abolição da escravidão no Brasil, nesta sexta-feira (13) em frente da agência Bradesco Centro. Com a participação de um grupo de capoeira, uma das representações da cultura afro, o dia de luta dos bancários debateu com a população a necessidade da abolição do preconceito e mais contratações.

A ação foi motivada por dados da categoria que demonstram que os negros e negras sofrem discriminação nos bancos, e mesmo quando o ingresso é por concurso público, a discriminação se dá nos acessos as promoções e ascensão na carreira. Para o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva, o dia de luta serve para suscitar a discussão sobre o preconceito que existe e o número reduzido de profissionais negros no mercado de trabalho, sobretudo, nos bancos. Estes distorções são ainda maiores se comparamos com os salários, onde os negros recebem menos apesar de ter as mesmas qualificações.

“É vergonhoso os negros não estarem inseridos no mercado de trabalho como deveriam. Em Mato Grosso, em média, 19 % dos bancários são negros, e entre as bancárias este índice é menor, 13 %. Somos um Sindicato cidadão e vamos continuar na luta por igualdade de oportunidades e o fim do preconceito”, observa o presidente.


Herança cultural

O grupo de capoeira Centro Cultural Arundê marcou presença no ato e demonstrou a riqueza da cultura negra nas apresentações. O professor de capoeira Rogério Luz aproveitou o espaço de debate e observou que a discriminação também se mantém a respeito da capoeira, que segundo ele, é uma herança cultural dos negros. “Muitos são preconceituosos com a nossa cultura. A capoeira representa a luta pela liberdade e é por isso que estamos aqui”.

Durante o dia de luta, o SEEB-MT apresentou suas reivindicações acerca de mais contrações nos bancos, inclusão de negros, negras e pessoas com deficiência. Esta temática também será discutida na Campanha Salarial 2011. De acordo com pesquisa realizada no setor financeiro em todo país, os negros e negras constituem 35,7% da População Economicamente Ativa (PEA), mas ocupam apenas 19% dos postos de trabalho no sistema financeiro. Além disso, ganham em média, 64% da remuneração paga aos brancos. A situação é ainda mais grave em se tratando da mulher negra, ainda mais discriminada em postos de trabalho do setor.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114